Getting your Trinity Audio player ready...
|
O programa tem como objetivo promover a saúde física e mental dos colaboradores do instituto
Colaboradores do HMA – Hospital Municipal de Araguaína participaram de um momento de relaxamento, combate ao estresse e de ginástica laboral. A ação faz parte do programa “Sinta-se Bem” do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.
A iniciativa tem como objetivo promover a qualidade de vida do colaborador, bem como sua saúde mental, incentivando a prática de exercícios físicos e a alimentação saudável.
As atividades foram realizadas pela psicóloga do HMA, Ketyanne Amaral, que utilizou o método de relaxamento progressivo de Jacobson para trabalhar nos colaboradores o controle da respiração.
“Essa técnica de relaxamento e autoconhecimento serve para, através do controle da respiração, ajudar o nosso colaborador a relaxar as tensões musculares e ter um momento de alívio duradouro”, explica a psicóloga.
Os funcionários da unidade hospitalar fecharam os olhos e, enquanto escutavam a música levada pela psicóloga, seguiam as orientações da profissional e respiravam em ritmo, inspiravam bem-estar e expiravam todos as tensões acumuladas.
“Foi muito relaxante, estou me sentindo bem melhor agora. Esse momento de autoconhecimento vai me ajudar a desempenhar melhor o meu trabalho, estou me sentindo super leve”, conta a auxiliar de serviços gerais, Vânia Campos Monica.
Momento de ginástica laboral
Como o “Sinta-se Bem” também é um momento de se mexer muito, a terapeuta ocupacional do HMA, Jéssica Monique, promoveu um momento de ginástica laboral para alongar o corpo e melhorar a qualidade de vida dos presentes.
“Essa atividade ajuda a conscientizar melhor as pessoas sobre a importância de fazer atividades físicas periódicas. A ginástica laboral ajuda a minimizar os efeitos negativos de uma atividade muito repetitiva, promovendo o bem-estar e melhorando muito a qualidade de vida e a saúde emocional desse trabalhador da unidade”, explica a terapeuta.
O Jeanderson Oliveira e Silva, coordenador de transporte da unidade, conta que a prática de exercícios físicos ajuda a melhorar a atenção dentro do ambiente de trabalho.
“Terminei a atividade me sentindo melhor, acredito que todos os meus colegas participantes também se sentiram ótimos”, finaliza Jeanderson.