Getting your Trinity Audio player ready...
|
Programação reuniu a equipe para uma palestra e roda de conversa
Uma pausa na rotina para lembrar de cuidar de si mesmo. Em meio a campanha Novembro Azul de prevenção e combate ao câncer de próstata, colaboradores do Hospital Bom Jesus, em Águas Lindas de Goiás, se reuniram para uma roda de conversa.
A iniciativa, promovida pelo setor de RH- Recursos Humanos e pelo NEPES- Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Saúde, ocorreu nos dias 24 e 25 de novembro nas dependências da própria unidade de saúde.
Na discussão, formas de prevenção e tratamento foram abordadas. Um card informativo e explicativo foi entregue com o objetivo de compartilhar mais informação. O autocuidado é um dos principais meios de evitar o aparecimento da doença e caso apareça, seja tratado o quanto antes aumentando as chances de cura. O câncer de próstata tem como principal aliado o preconceito que precisa ser desfeito a favor da vida.
Todo o conteúdo foi ministrado pelo enfermeiro do Hospital Joarle dos Santos. Ao final dos encontros, o profissional abria espaço para momentos de conversa e desconstrução dos rótulos que envolvem o diagnóstico.
“Foi um momento de acolhimento aos nosso time. Pudemos nos ouvir, compartilhar dúvidas, medos, além de aprendermos mais. Na correria da rotina, olhamos muito ao outro e por vezes esquecemos esse olhar pra dentro. Ações assim nos fazem parar, relembrar a nossa existência e necessidade de cuidado próprio. Acredito que o bate papo foi bem aproveitado”, pontua George Silva, diretor-geral do Hospital Bom Jesus.
O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no País. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.