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No total, foram realizadas 845 mil consultas nas especialidades médicas, 916 mil exames, além de mais de mil cirurgias e cerca de 5,6 mil internações
Após uma dor no peito repentina, Maria Idelia Farias buscou atendimento na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Benedito Bentes, em Maceió, Alagoas. Preocupada por conta do histórico de familiares acometidos por infarto agudo do miocárdio, ela foi acolhida de forma ágil e logo após a realização de exames complementares, a aposentada recebeu alta.
“Estava desesperada com medo que fosse algo grave. Mas, graças a Deus, fui atendida muito rápido. Não imaginava que uma UPA do SUS tivesse essa qualidade no atendimento”, enfatizou.
Maria Idelia foi uma das milhões de pessoas atendidas em uma das unidades gerenciadas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania em 2022. No período, o Instituto realizou mais de 1,7 milhão de atendimentos, sendo 845.357 consultas nas especialidades médicas, 916.288 procedimentos de apoio diagnóstico como exames laboratoriais, raio-X e eletrocardiogramas. Também foram realizadas mais de mil cirurgias e cerca de 5,6 mil internações nas unidades espalhadas pelo país.
Em 2022, o ISAC esteve presente em cinco estados mais o Distrito Federal, e realizou a gestão compartilhadas de 13 postos entre hospitais, UPAs e unidades ambulatoriais.
“O ano de 2022 foi marcado por grandes desafios, mas também por enormes conquistas para o ISAC. Completamos 11 anos de atuação levando uma assistência reconhecidamente de qualidade, pautada sempre na segurança e na humanização. Gratidão a todos os colaboradores que estão construindo essa história e transformando a vida das pessoas por meio do Jeito ISAC”, agradeceu Evane Corbacho, presidente do ISAC.
Primeira OS do Norte e Nordeste com acreditação internacional em Rede de Atenção à Saúde
O ano de 2022 foi marcado por uma enorme conquista para o ISAC. O Instituto passou a ser a primeira organização de saúde do Norte e Nordeste do país, e a segunda da América Latina, a ser acreditada com excelência internacional em Rede de Atenção à Saúde.
Por mais de um ano, a QGA – Quality Global Alliance monitorou e avaliou todo o funcionamento do ISAC em três estados: Tocantins, Alagoas e Goiás. Foram analisadas a governança corporativa, a prestação de serviço e todo o funcionamento da rede. E, na semana de 03 a 07 de outubro, a equipe de avaliadores da QGA visitou as unidades integrantes da rede para checar presencialmente o processo.
Em 14 de outubro, o resultado emitido pelo Comitê Internacional de Acreditação: “Você é uma instituição de excelência internacional”. “Durante todo o período de acreditação pudemos perceber um amadurecimento das equipes, aprimoramento dos nossos processos, alinhamento maior das lideranças com o desenvolvimento mais amplo do olhar em relação à rede e, consequentemente, uma assistência mais qualitativa, humanizada e segura. O selo chega como o reconhecimento de toda nossa dedicação para garantir um atendimento de excelência aos nossos beneficiários”, comemorou José Maria Sinimbu Filho, superintendente técnico do ISAC.
Melhores hospitais do Brasil
Gerenciado pelo ISAC, o HMA – Hospital Municipal de Araguaína Dr. Eduardo Medrado foi reconhecido como o 22º melhor hospital público do Brasil, o único localizado fora do estado de São Paulo e que é acreditado internacionalmente pela Qmentum International.
A premiação nacional inédita foi realizada em 08 de novembro, em Brasília (DF). O “Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil” reconheceu as 40 melhores unidades hospitalares do país com atendimento 100% financiado pelo SUS – Sistema Único de Saúde.
A iniciativa do IBROSS – Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde, em parceria com a OPAS/OMS – Organização Pan-Americana da Saúde, IES – Instituto Ética Saúde e ONA – Organização Nacional de Acreditação, identificou as instituições hospitalares do SUS consideradas mais eficientes, bem avaliadas pelos usuários e que se destacam pela qualidade e pela segurança proporcionada aos pacientes.
“Temos o compromisso de assegurar uma assistência de excelência aos nossos beneficiários. E obter o reconhecimento de pacientes e acompanhantes em relação a qualidade e humanização dos nossos atendimentos fortalece ainda mais o nosso compromisso em manter o alto padrão assistencial”, afirmou Waldemar Cardoso, diretor-geral das unidades ISAC em Araguaína.
Acreditação ONA
As UPAs Benedito Bentes e Trapiche da Barra, ambas unidades gerenciadas pelo ISAC em Maceió, conquistaram em 2022 a manutenção da certificação ONA.
Para manter a certificação concedida pela Organização Nacional de Acreditação, as unidades passaram por um novo e criterioso processo de avaliação que validou a excelência dos serviços prestados dentro da unidade de saúde.
A UPA Benedito Bentes manteve a certificação Nível 1 – Acreditado. Já a UPA Trapiche da Barra manteve o selo de acreditação ONA Nível 2- Acreditado Pleno.
“Quando a gente acredita em um propósito e a abraçamos essa causa, conseguimos alcançar o resultado desejado. Nosso time na UPA Trapiche da Barra tem feito isso. Eles acreditaram na saúde de excelência, humanizada e segura. E isso tem nos movido a melhora a cada dia. Essa melhoria contínua nos fez evoluir e agora, transformaram a jornada da qualidade em alicerce. Tenho muito orgulho de fazer parte de tudo isso”, afirmou Walma Marinho, diretora-geral da UPA Trapiche da Barra.
Implantação do projeto Lean nas UPAs
Em 2022 também foi o ano em que as UPAs Benedito Bentes e Trapiche da Barra concluíram o processo de implantação do projeto Lean. Desenvolvido pelo Ministério da Saúde e pela UFF – Universidade Federal Fluminense, a metodologia executa fluxos de serviços de urgência e emergência e outras ferramentas para tornar o atendimento mais ágil, humanizado e qualificado.
Entre os principais benefícios da aplicação da metodologia Lean nas UPAs está a redução do tempo médio de permanência dos pacientes na unidade.
“O fato é que o uso da abordagem de melhoria contínua Lean promove uma mudança de cultura em todas as UPAs. As equipes de melhoria estão fazendo uso da aplicação de ferramentas e métodos que agregam mais valor para os pacientes através da constante eliminação do desperdício na UPA, eficiência na aplicação do dinheiro público, economizado e dando maior satisfação aos usuários do SUS”, explicou o professor doutor Robisom Calado, coordenador do LabDGE – Laboratório de Design Thinking, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade Federal Fluminense.
Agora, as unidades fazem parte do ciclo do projeto que beneficiou 50 unidades de todo o Brasil. Durante a implantação da metodologia, profissionais da unidade passaram por uma série de capacitações e adequações supervisionadas. O processo contou com visitas técnicas e o apoio de tutores da Universidade na implantação de estratégias para tornar o atendimento melhor.
Para o diretor-geral da UPA Benedito Bentes, Douglas Teixeira, o projeto norteia a gestão dos processos e o monitoramento dos resultados. O diretor destaca ainda o empenho das equipes das UPAs para a implantação dos processos de forma eficiente.
“É um projeto desafiador, pois a UPA é um lugar que vivencia melhorias contínuas. Posso afirmar que o processo de implantação nos trouxe um norte para que possamos desenvolver atividades e assim seguirmos as cadeias com a metodologia de fluxo, para que possamos, junto à equipe multidisciplinar, pactuar melhores resultados, valorizando os recursos aplicados em transição com monitoramento de indicadores e implantações de técnicas inovadoras. O engajamento das equipes foi fundamental para que atingíssemos o sucesso na implantação desse processo”, comemora o diretor.
Satisfação do usuário
A melhoria da qualidade do serviço implementado pelo ISAC pode ser comprovada pelos pacientes atendidos. Em 2022, as unidades do Instituto alcançaram uma média superior a 96% de satisfação dos usuários. Os números foram atestados pelo SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário, que é responsável por receber sugestões, elogios e reclamações de pacientes e acompanhantes.
Mãe do pequeno Brian da Silva, de 5 anos, que realiza acompanhamento multidisciplinar no Multicentro de Saúde Carlos Gomes, a dona de casa Gleice da Silva afirmou que o acolhimento humanizado é um dos principais diferenciais da unidade.
“O carinho e acolhimento que a gente recebe no Multicentro Carlos Gomes faz a diferença. Descobrir que um filho tem autismo é muito difícil e esse apoio que a gente recebe é fundamental”, destacou.
Para garantir a total isenção do SAU nas unidades ISAC, o serviço é autônomo, agindo como uma área de avaliação externa. A WeDo, empresa responsável pelo serviço, dispõe de equipes em todas as unidades do país para atestar a satisfação dos usuários dos serviços de saúde.
Valorização das equipes
Valorizar as pessoas faz parte do Jeito ISAC. Um ambiente com colaboradores felizes contribui para a excelência no atendimento. O compromisso com o próximo começa com a própria equipe.
Com o objetivo de criar oportunidades que proporcionem o bem-estar e o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, o Instituto desenvolve uma série de iniciativas voltadas para as pessoas que fazem parte do time.
Dois deles são os programas Destaques do Mês e Crescimento Profissional. O primeiro avalia o desempenho dos profissionais e ajuda a identificar seus pontos fortes e de melhorias. O segundo reconhece os colaboradores que, por mérito, mudaram de função ou cargo nas unidades gerenciadas pela organização social, a partir de processos seletivos internos.
Há pouco mais de dois anos, Thaize Lorena Soares Sena atua no Multicentro de Saúde Vale das Pedrinhas, em Salvador. Agora, ela comemora a promoção: passou da função de nutricionista para Supervisora da Equipe Multidiscipinar.
“Me sinto feliz e honrada por ter meu trabalho reconhecido, bem como a oportunidade de expandir os conhecimentos, podendo assim, exercer uma função muito importante na no Multicentro de Saúde. Aprendo muito, me sinto muito feliz por essa oportunidade e agradecida pela valorização”, ressalta.
Já para alinhar as mudanças e os fluxos continuamente, o ISAC atua com diálogo. Diariamente, as equipes realizam reuniões de alinhamento com base no modelo de governança assistencial focado na humanização, segurança do paciente e qualidade do atendimento.
Os encontros têm a duração de, no máximo, dez minutos e fortalecem a interação entre as áreas, bem como criam barreiras para minimizar os riscos.