Getting your Trinity Audio player ready...
|
Programa do ISAC, promovido pelo Comitê de Integridade, busca fortalecer a cultura de integridade na instituição
Palavras, atitudes, comportamentos e pensamentos que estão presentes na rotina de uma organização e que podem ser classificados como ato racista. É preciso conhecer para refletir, questionar, aprender e mudar.
Com o objetivo de melhorar o ambiente integrativo das suas unidades, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania criou o programa Diálogos de Integridade. Na edição desta sexta-feira, 31 de março, a iniciativa trouxe à tona o tema “Integridade e Racismo.
Realizado de forma híbrida, com encontros nas unidades e transmissão on-line, o bate-papo foi conduzido por Glauco Figueiredo, que é defensor do fortalecimento reputacional por meio de práticas reais. Com mais de 18 anos no segmento de Comunicação Corporativa, o jornalista, que trabalha como consultor em diversidade e inclusão, ajuda instituições a atuarem com o Social na jornada da integridade.
Durante a apresentação, Glauco abordou a história da raça negra, pontuando os desafios no ambiente social e corporativo. A ideia foi mostrar o quanto a população negra, muitas vezes, está ausente dos altos cargos. Quando são mulheres negras, esse cenário é mais preocupante ainda.
“Trazer essa conversa para o ambiente do ISAC, de saúde, é muito importante. Ainda temos na nossa sociedade uma leitura de pertencimento única e precisamos trabalhar a diversidade de pensamentos, pontos de vistas. O Instituto está de parabéns por provocar essa mudança, por sair do lugar comum. Numa rápida pesquisa, vemos o tanto de casos envolvendo profissionais de saúde e atos de racismo, e é urgente mudar a forma de olhar a vida”, pontua o consultor.
Na plateia, além da alta liderança (diretores, gerente ambulatorial, líderes de áreas corporativas e de apoio técnico especializado), que participa desde a primeira edição do programa, realizada em agosto de 2022, uma novidade: a equipe de média liderança das unidades, como coordenadores e supervisores.
Para Yasmyny Cahet, gestora de Qualidade do ISAC, o momento foi especial. “Sempre estudamos a história do lado europeu. Sabemos nossas descendências francesas, alemãs e holandesas. Mas, e nossas origens africanas? O apagamento histórico foi algo terrível que sofremos! Perdemos a sensação de pertencimento. As pessoas negras foram castradas de todas as formas e tá aí o racismo estrutural de herança daqueles tempos sombrios”, destaca.
Diálogos de Integridade
O Dialógos de Integridade é um programa do ISAC, promovido pelo Comitê de Integridade, que busca fortalecer a cultura de integridade da instituição.
Como ele funciona?
Toda sexta-feira, a alta liderança e os líderes das áreas de apoio técnico se reúnem para falar sobre um tema, a partir de uma roda de conversa virtual.
São debatidas situações diversas, e tudo para preparar a liderança para atuar de forma íntegra, honesta, transparente, acessível e dentro da legalidade.