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Em dois anos de gestão, o ISAC atendeu os casos de Covid-19, ampliou o número de atendimentos, modernizou o parque tecnológico e fluxo de atendimentos, inaugurou novas instalações, reativou um centro cirúrgico e recebeu acreditação internacional em Rede de Atenção à Saúde
Quando assumiu a gestão de duas unidades de saúde da Prefeitura de Águas Lindas de Goiás (GO), o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania logo tratou de implementar o Jeito ISAC de ser, valorizando e respeitando as pessoas com uma gestão de saúde sustentável, humana e eficiente.
E após dois anos de muito trabalho, dedicação e conquistas, o ISAC devolve para a prefeitura a gestão da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Mansões Odisséia e do HBJ – Hospital Bom Jesus, e deixa Águas Lindas de Goiás com a sensação de dever cumprido.
Agora, fica o nosso legado para a gestão pública do município e a nossa despedida a todos os águas lindenses, que somam cerca de 225 mil habitantes e que tivemos a honra de atender desde o dia 1º de julho de 2021 até 30 de junho de 2023.
No total, durante todo o período, foram realizados aproximadamente 400 mil atendimentos e 600 mil exames. Além disso, ambas as unidades foram reformadas e ampliadas, tiveram seus equipamentos hospitalares revitalizados, os parques tecnológicos modernizados, um novo sistema de gestão de fluxos de atendimento implementado, e outras melhorias.
Destaque para o atendimento prestado durante a pandemia de coronavírus, quando o HBJ atendeu, exclusivamente, de julho de 2021 a agosto de 2022, os casos de suspeita de Covid-19 no município, reabrindo as portas para livre demanda após a redução das notificações da doença, em setembro passado.
E ainda, nos primeiros meses de 2022 e de 2023, quando a UPA Mansões operou acima da sua capacidade instalada, devido ao aumento no número de casos de dengue e doenças respiratórias, sobretudo em crianças, mas sem deixar de garantir assistência aos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde.
Acreditação Qmentum International consagra UPA Mansões Odisseia
Como uma tela em branco e mesmo diante de um cenário de pandemia e incertezas, o Jeito ISAC prevaleceu e se dedicou a pintar um futuro radiante para a recém inaugurada UPA Mansões Odisséia. Em pouco tempo, a confiança da população foi conquistada e o instituto e seus colaboradores mostraram que era possível fazer saúde pública de qualidade.
“Foi uma gestão desafiadora. Iniciamos o projeto verificando as necessidades locais e, após isso, implantamos fluxos e processos para atender a população. Com isso, chegamos a atender 30% a mais do que a meta pactuada com o município”, destaca Narita Brito, diretora geral da UPA Mansões Odisséia.
O trabalho e planejamento foram reconhecidos e tornaram a UPA Mansões, em 16 de agosto de 2022, habilitada em Porte 3, Opção VIII, pelo Ministério da Saúde. O financiamento foi ampliado junto à Secretaria de Saúde de Águas Lindas de Goiás, possibilitando mais investimentos.
E pouco tempo depois, no mês de outubro, viria a maior conquista desta gestão: o selo Acreditado Diamond da Qmentum International. E o ISAC se tornou a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde.
“A conquista da Qmentum Internacional foi o que mais nos marcou. Águas Lindas de Goiás é um município do interior do Estado e conseguimos provar que era possível ofertar saúde gratuita e de qualidade para todos os usuários do SUS. Foi um ano inteiro de treinamentos e implantações de fluxos e projetos focados na qualidade e segurança do paciente. E com isso, conseguimos a acreditação da nossa unidade”, comemora Narita Brito
A UPA Mansões Odisséia funciona 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados, e é porta de entrada do SUS em casos de urgência e emergência. A unidade opera com 140 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares e administrativos, e conta com equipes multidisciplinares completas e qualificadas preparadas para atender os casos de urgência e emergência nas áreas de Clínica Médica e Pediatria.
Reativação do centro cirúrgico após 20 anos marca Hospital Bom Jesus
Único hospital público em atividade no município, o HBJ passou por uma grande reformulação em sua administração e no atendimento aos usuários do SUS assim que o ISAC assumiu sua gestão. A maior delas foi sua reforma, ampliação e modernização, em plena pandemia de coronavírus.
Em tempo recorde, adequamos a infraestrutura física e de equipamentos, implantamos protocolos e preparamos as equipes do setor. Também informatizamos toda a unidade, integrando a área assistencial e de apoio, otimizando os processos de prescrição e gestão do prontuário do paciente. Implantamos diversos protocolos gerenciáveis, dentre eles, o de sepse e dor torácica, e ainda, implantamos o serviço de Hemoterapia, que foi responsável por salvar muitas vidas”, detalha George Lopes, diretor geral do Hospital Bom Jesus.
Com um ano de nova gestão, o HBJ alcançou cerca de 96% de satisfação dos usuários, conforme atestado pelo SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário, que é o setor responsável por receber sugestões, elogios e reclamações de pacientes e acompanhantes.
E o grande destaque nesses dois anos de gestão ISAC foi a reativação do centro cirúrgico do Hospital Bom Jesus, em 4 de março de 2022, o que era aguardado pela população há mais de duas décadas e fez a fila dos procedimentos eletivos andar. Em apenas seis meses em atividade, mais de 200 procedimentos foram realizados.
O Hospital Bom Jesus funciona 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados, e oferece um Pronto Atendimento que acolhe urgências clínicas e traumatológicas e uma Unidade de Internação com 48 leitos. O centro cirúrgico possui 2 salas cirúrgicas e 3 leitos de recuperação pós-anestésica. O hospital conta com equipes multidisciplinares completas e qualificadas para atender os casos de urgência e emergência nas áreas de Clínica Médica e Ortopedia.