Getting your Trinity Audio player ready...
|
Ao lado da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, Instituto promove saúde de qualidade e segurança para os mais de 650 mil habitantes beneficiados pela unidade.
Há um mês, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania assumiu a gestão do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), localizado na cidade de Parnaíba, no estado do Piauí. O contrato de parceria na gestão junto à Secretaria de Estado da Saúde do Piauí foi assinado no dia 23 de junho.
Agora, o ISAC está presente em seis estados do país, além do Distrito Federal onde fica a sede, fazendo a gestão compartilhada de 13 unidades de assistência à saúde vinculadas ao SUS – Sistema Único de Saúde.
“Trabalhamos com práticas gerenciais modernas que oferecem a segurança e a humanização necessárias para o atendimento qualificado na área da saúde. Nosso jeito de cuidar já é conhecido e reconhecido nacionalmente e também internacionalmente. Estamos preparados para levar para a Paranaíba: integridade, humanização, segurança e qualidade!”, afirma Antônio Drummond, presidente do Instituto.
HEDA
O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde é referência para 34 municípios da planície litorânea e cocais piauienses. Localizado na cidade de Parnaíba, atende casos de média e alta complexidade por meio de três prontos-socorros: adulto, pediátrico e obstétrico.
A unidade também oferece atendimento em sistema ambulatorial, dispondo de 21 especialidades clínicas e cirúrgicas.
Beneficiando 162.159 habitantes diretamente, o HEDA possui cinco centros cirúrgicos para onze especialidades cirúrgicas; três anestesistas compõem a equipe. Nos primeiros 5 meses do ano de 2023, realizou 468 cirurgias ortopédicas. Todos os procedimentos foram de urgência e emergência.
O HEDA foi classificado entre os cinco hospitais com melhor desempenho no Projeto Lean nas Emergências no ciclo 2022, dentre os 39 hospitais participantes de quase todos os estados brasileiros. Um projeto do Ministério da Saúde executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês.
O diretor técnico, Dr. Carlos Teixeira, anuncia as novidades que o ISAC traz ao HEDA. “Vamos trabalhar na melhoria do fluxo de pacientes desde a chegada até a alta hospitalar, além de estabelecer canais de comunicação de forma eficientes internamente para agilizar as informações. E melhorando as equipes com treinamento contínuo e capacitação dos profissionais”, explica.
A unidade é um ambiente do SUS -Sistema Único de Saúde, mantido pelo Governo do Piauí, através da Sesapi, e que, agora, conta com o gerenciamento, a operacionalização e execução das ações e serviços de saúde em parceria com o ISAC.
Referência e excelência
Além do HEDA, o ISAC gerencia quatro UPAs, uma unidade Pronto Atendimento Infantil, dois multicentros, dois ambulatórios, um espaço de saúde e dois hospitais, sendo um deles o 22º melhor hospital público do Brasil.
O Instituto Saúde e Cidadania tornou-se a primeira OS do Norte e Nordeste a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde. O Instituto tem o selo Acreditado Diamond da Qmentum International.
A certificação é um modelo de avaliação de serviços de saúde, aplicado em mais de 40 países, que assegura às organizações atenderem a requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais.