Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Dia Nacional da Doação de Órgãos é celebrado em 27 de setembro

ISAC incentiva famílias a conversar sobre doação de órgãos

Getting your Trinity Audio player ready...

Dizer “sim” para a doação de órgãos ajuda a salvar vidas. Foi o que fez a família de um paciente na UPA San Martin, em Salvador (BA), que permitiu a primeira doação de córnea da unidade.

A legislação brasileira diz que, após a comprovação da morte encefálica, somente o cônjuge ou familiares adultos até segundo grau podem autorizar a doação de órgãos. Por isso, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania incentiva as famílias a conversarem sobre o assunto, manifestarem as vontades em vida.

Um exemplo de amor ao próximo ocorreu em junho, quando a UPA San Martin realizou a primeira doação de córnea para o Banco de Olhos da Bahia, em Salvador. A unidade é gerida pelo ISAC e a decisão da família do doador permitiu que duas pessoas voltassem a enxergar.

Esse ato de generosidade precisa se espalhar e influenciar mais famílias, pois muitas vidas podem ser salvas. É o que afirma Vanessa Costa Ribeiro, coordenadora assistencial da UPA San Martin.

“A fila de transplante é enorme e, quando uma pessoa morre, o ideal, se ela estiver com os órgãos viáveis, é permitir a doação. Isso pode salvar muitas vidas. E no caso das córneas, vidas podem voltar a enxergar”, destaca.

O transplante de córneas, inclusive, corresponde à segunda maior fila de espera no país, com mais de 25 mil pessoas. Os dados são do Ministério da Saúde.

UPA San Martin realiza primeira doação de córnea para Banco de Olhos da Bahia
Doação de córneas realizada pela UPA San Martin trouxe luz e cores para a vida de duas pessoas

A coordenadora explica ainda que, em se tratando de doação de córneas, a aparência do doador é preservada. Além disso, o procedimento é sem custos para a família, pois toda doação, captação e distribuição de órgãos e tecidos para transplante é regulado, controlado e monitorado pelo SUS – Sistema Único de Saúde, através do SNT – Sistema Nacional de Transplantes.

E apesar da resistência de muitas famílias, o Ministério da Saúde aponta que o Brasil bateu recorde de doadores no primeiro semestre de 2023, em comparação com o mesmo período nos últimos 10 anos. Ao todo, mais de 1,9 mil doadores possibilitaram a realização de mais de 4,3 mil transplantes em todo o país. Ou seja, mais de 4,3 mil vidas que ganharam uma nova chance.

Dia Nacional da Doação de Órgãos e Setembro Verde

Instituído pela Lei nº 11.584, de 2007, o dia 27 de setembro marca o Dia Nacional da Doação de Órgãos, voltado para a conscientização da sociedade sobre a importância da doação de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento. E também incentivou a criação da campanha Setembro Verde e da Semana de Incentivo à Doação de Órgãos em vários estados e municípios.

Atualmente, somente o cônjuge ou familiar adulto até segundo grau pode autorizar a doação de órgãos e tecidos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.211, de 2001, que alterou dispositivos da legislação original, Lei nº 9.434, de 1997, e, por exemplo, pôs fim a doação presumida.

Mudança na legislação brasileira, em 2001, encerrou a doação presumida
Hoje, a família tem a decisão final sobre a doação de órgãos e tecidos, independente da informação registrada no documento de identidade

Por se tratar de um assunto sensível, várias famílias evitam conversar sobre a doação de órgãos. Contudo, somente falando abertamente  é que a vontade em doar os órgãos pode vir a ser respeitada.

Dizer “sim” pode salvar a vida de pelo menos oito pessoas que aguardam na fila de transplante, que atualmente corresponde a mais de 60 mil pessoas. Permita que a vida continue.

Sobre o ISAC

O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.