Getting your Trinity Audio player ready...
|
Programa de desenvolvimento do ISAC, realizado pela equipe de RH e da Genesis Gente e Gestão, oferece palestras e treinamentos para os gestores das unidades
Aprendizado contínuo e troca de experiências são essenciais para líderes de equipe. E para contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional dos gestores, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania promoveu, em outubro, com palestras e treinamentos, o encontro de lideranças do HEDA – Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba (PI), e HMA – Hospital Municipal de Araguaína, no Tocantins.
Os encontros fazem parte de um programa de desenvolvimento da liderança da instituição, segundo Daíse Lopes, psicóloga e gestora de RH do ISAC. Cada ciclo aborda temas diversos, como relacionamento interpessoal, importância da comunicação e cultura de feedback para os liderados.
“A proposta é trabalhar tanto o desenvolvimento das competências técnicas quanto comportamentais”, afirma Daíse. “O programa abrange todas as unidades geridas pelo ISAC, com treinamentos, palestras e disseminação de informações e protocolos, e vem sendo reformulado”, acrescenta.
Em outubro, os gestores do HEDA e HMA receberam, em seus respectivos encontros, uma atualização sobre os fluxos e processos para ajudar na tomada de decisões e uma palestra sobre a importância de liderar a si mesmo para motivar suas equipes a buscar melhores resultados.
Conhecimento para antecipar soluções
No HEDA, o tema do encontro, realizado nos dias 23 a 27 de outubro, foi “Demonstração das atividades e processos realizados pela Gestão de Pessoas e seus respectivos funcionamentos e fluxos”, conduzido por Lucas Dourado, CEO da Genesis Gente e Gestão.
Foram apresentados os fluxos e processos na área de Gestão de Pessoas e seus respectivos departamentos: de Pessoal; Recursos Humanos e SST – Saúde e Segurança do Trabalho. Também houve um momento para dinâmica e integração dos participantes, que somavam 65 pessoas.
“O objetivo era fazer os líderes conhecerem a área, os fluxos e processos, e saber quando e como agir em cada situação”, resume Lucas. “No encontro, o engajamento e aprendizado dos gestores foi evidente, principalmente em relação à saúde e segurança, e nosso objetivo foi atingido”, conclui.
Para Marcelo Veloso, diretor-geral do HEDA, o evento foi considerado excelente e atendeu todas as necessidades dos gestores.
Liderança pelo exemplo e motivação
No HMA, o encontro, realizado no dia 25 de outubro, trouxe o tema “Liderar a si mesmo”, conduzido por Renata Ribeiro, psicóloga organizacional do hospital. Foi apresentado o vídeo motivacional “Desafiando Gigantes”, seguida de uma dinâmica de grupo, a fim de incentivar a equipe a motivar uns aos outros.
A palestra abordou a importância do autoconhecimento para liderar e incentivar a equipe, assim como a aplicação da comunicação assertiva no ambiente de trabalho. Além disso, foi apresentada uma pesquisa sobre os fatores que geram a queda da produtividade, com o intuito de pontuar o que deve ser ajustado.
“Para ser um bom líder é necessário conhecer a si mesmo, reconhecendo seus limites e suas potencialidades”, destaca Renata. “Com esta palestra buscamos desenvolver líderes que, além de motivar suas equipes, sejam capazes de motivar a si mesmo”, ressalta.
O encontro reuniu 29 participantes e para Adriano Rocha, diretor interino do HMA, o tema escolhido foi perfeito. “Para eu falar sobre organização de tempo, de tarefas, eu preciso ser organizado. Então, aprender, enquanto líder, liderar a si mesmo é muito importante”, finaliza.
Sobre o HEDA
O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde é custeado pelo Governo do Estado do Piauí e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 278 leitos de internação e observação, oferece mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas, e atende os casos de média e alta complexidade de urgência e emergência em seus três prontos-socorros: adulto, pediátrico e obstétrico. Em 2022, foi selecionado para participar do sexto ciclo do Projeto Lean nas Emergências e ficou entre os cinco hospitais do Brasil com o melhor desempenho.
Sobre o HMA
Referência no atendimento pediátrico de alta complexidade no Tocantins, o Hospital Municipal de Araguaína Dr. Eduardo Medrado é custeado pela Prefeitura de Araguaína e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 61 leitos e é reconhecido com o selo de Acreditação Qmentum Internacional, nível de excelência Diamante, e como o 22º melhor hospital público do Brasil pelo IBROSS – Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.