Getting your Trinity Audio player ready...
|
Enfermeiras do multicentro abordaram sobre a importância da prevenção das infecções sexualmente transmissíveis e apresentaram os serviços de prevenção e testes rápidos oferecidos pela unidade
Falar sobre ISTs – Infecções Sexualmente Transmissíveis, como HIV/aids e HPV, ajuda a conscientizar a população, o que pode reduzir o número de novos casos. Este é um dos objetivos da campanha nacional de prevenção do Dezembro Vermelho, instituída pela Lei nº 13.504/2017, e o MCS – Multicentro de Saúde Carlos Gomes, em Salvador (BA), sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, fez sua parte nos dias 13 e 20 de dezembro, tirando dúvidas e orientando os usuários.
A ação educativa é permanente, sendo intensificada no último mês do ano, e, desta vez, foi realizada em formato de palestra. As enfermeiras Edna dos Santos, Íris Sampaio e Rute Lopes aproveitaram o espaço da recepção do sexto andar da unidade, que comporta cerca de 50 pessoas, para fazer a apresentação.
As enfermeiras explicaram o que são e como se transmitem as ISTs e responderam as perguntas que surgiram. Também ressaltaram a oferta de testes rápidos para HIV, hepatites B e C, e sífilis na unidade, assim como os métodos de prevenção, com distribuição de preservativos masculino e feminino.
“O acesso à informação é imprescindível no combate às infecções e para que os usuários procurem e utilizem os serviços ofertados nas unidades pelo SUS”, afirma Malena Aleluia, coordenadora assistencial do MCS Carlos Gomes. “Durante a palestra, os usuários levantaram questionamentos e foram respondidos. E muitos aproveitaram e realizaram o exame de teste rápido”, destaca.
Os usuários perguntaram, principalmente, sobre os tratamentos atuais disponíveis e muitos revelaram que desconheciam que a unidade realizava os testes rápidos, assim como ofertava preservativos masculino e feminino, ambos gratuitamente.
“Existe a possibilidade de uma pessoa portar e transmitir uma infecção, mesmo na ausência de sinais e sintomas aparentes. Portanto, o método mais eficaz para prevenção das ISTs continua sendo o uso de preservativo em todas as práticas sexuais”, acrescenta Malena Aleluia. “Além disso, algumas ISTs podem ser prevenidas por meio de vacinas disponíveis no SUS, como do HPV e hepatite B”, pontua.
Prevenção e tratamento
Nos últimos dez anos, o Estado da Bahia apresentou queda de 5,8% no índice de mortalidade por aids, passando de 3,4 para 3,2 óbitos por 100 mil habitantes, segundo dados do MS – Ministério da Saúde. O número é menor em comparação a média do país, que caiu de 5,5 para 4,1 óbitos por 100 mil habitantes. Porém, no mesmo período, Salvador registrou 8,1 mortes para cada 100 mil habitantes e figura como 11º colocado no ranking das capitais.
Por isso a importância da prevenção. A estimativa do MS é que, em 2023, um milhão de pessoas vivem com HIV/aids no Brasil, sendo 650 mil do sexo masculino e 350 mil do sexo feminino. Contudo, enquanto 900 mil pessoas estão diagnosticadas, outras 100 mil pessoas desconhecem sua condição e, consequentemente, ainda não iniciaram o tratamento e colocam a sua vida e a de outros em risco.
De acordo com o Boletim Epidemiológico HIV/aids da Secretaria de Saúde da Bahia, no período de 2013 a 2022 foram notificados 31.751 casos de HIV e 12.112 casos de aids. Entre esses casos, a predominância é de pessoas do sexo masculino (67,3% com HIV e 67,4% com aids) e as declaradas pardas (52,5%) e pretas (22,5%), acompanhando a tendência nacional, inclusive em mortalidade.
E embora ainda sem cura, existe tratamento. Além do diagnóstico, o SUS oferece consultas, exames, métodos de prevenção e acompanhamento por equipes multidisciplinares, compostas por médicos infectologistas, psicólogos, farmacêuticos, enfermeiros e assistentes sociais, além de oferecer medicamentos de forma gratuita.
Sobre o Multicentro Carlos Gomes
Referência em serviços ambulatoriais, com oferta de exames e consultas especializadas, o Multicentro Carlos Gomes é o maior, mais antigo e mais procurado centro de especialidades da rede municipal de Salvador (BA). A unidade é custeada pela Prefeitura de Salvador e está sob gestão compartilhada do ISAC. Oferece atendimento com equipe multidisciplinar e consultas em 27 especialidades e realização de 16 tipos de exames.
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.