Getting your Trinity Audio player ready...
|
Colaboradoras femininas são maioria no ISAC, inclusive em cargos de destaque e liderança, e estão presentes em todas as unidades de Saúde sob gestão do Instituto; conheça a trajetória de Kamyla Bastos
O Dia Internacional da Mulher é uma data histórica e representa a luta das mulheres por igualdade de oportunidades e direitos em todas as esferas da sociedade. E neste dia 8 de março, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania tem muito a comemorar.
Atualmente, as colaboradoras femininas representam 72% do quadro do Instituto, que, além do compromisso com a saúde pública de qualidade, também se destaca pela valorização das mulheres em cargos de liderança.
Para se ter uma ideia, as mulheres estão à frente de nove das onze unidades de saúde sob gestão do ISAC, que está presente, em março de 2024, nos estados de Alagoas, Bahia, Piauí e Tocantins mais o Distrito Federal.
Um exemplo inspirador é a trajetória de Kamyla Bastos. “Em 10 anos, posso dizer que abracei todas as oportunidades que me foram oferecidas. Além disso, considero muito positivo o ISAC manter um percentual tão expressivo de mulheres na gestão das unidades de saúde”, destaca.
Formada em Administração e com MBA em Gestão Hospitalar e Gestão da Qualidade com ênfase em Acreditação, Kamyla Bastos ingressou no ISAC em 2014. Naquele ano, assumiu como coordenadora administrativa do HMATS – Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho, em Jacobina (BA).
Seu trabalho chamou a atenção e, em 2016, foi convidada para assumir como diretora-geral da UPA Benedito Bentes, em Maceió (AL). E logo sua liderança se destacou novamente. Dois anos depois, recebeu a proposta para assumir a função, desta vez no Hospital Ib Gatto Falcão, em Rio Largo (AL).
A dedicação continuou a render frutos e Kamyla Bastos foi promovida, em 2020, a gerente de Operações das unidades ISAC da Bahia, que incluía, naquele ano, os multicentros de Saúde Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas, em Salvador.
Uma caminhada ascendente e mais uma promoção, agora em 2022. Kamyla Bastos se tornou gerente de Operações Nordeste, supervisionando as unidades ISAC de Alagoas, Bahia e Piauí, função que ocupa até o momento.
“Minha trajetória é marcada por muito esforço e determinação, sempre estive disposta a trabalhar em equipe e disposta a aprender”, afirma Kamyla Bastos. “A todas as mulheres, digo para se dedicarem e se empenharem no trabalho, pois no momento certo a oportunidade vai aparecer”, incentiva.
Protagonista de uma história inspiradora, Kamyla Bastos é um exemplo da valorização das mulheres pelo ISAC, onde a igualdade de oportunidades e o reconhecimento do mérito são pilares essenciais.
Em uma área onde muitas mulheres enfrentam um cenário desafiador para alcançar posições de destaque, a instituição busca ser um exemplo a ser seguido tanto para a gestão em Saúde, quanto para a sociedade.
E neste Dia Internacional da Mulher, o ISAC reafirma seu compromisso em promover a igualdade de gênero e celebrar as conquistas e contribuições das mulheres, como Kamyla Bastos, que nos inspiram e que lideram pelo exemplo.
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.