Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Em conjunto, equipes da UPA Benedito Bentes e Ministério da Saúde traçaram estratégias para otimizar a identificação precoce dos pacientes com suspeita de meningite. (Foto: ISAC/Divulgação)

UPA Benedito Bentes recebe o Ministério da Saúde e apresenta fluxo de pacientes suspeitos de meningite

Getting your Trinity Audio player ready...

Visita do Ministério da Saúde teve como objetivo conhecer o fluxo da unidade direcionado ao paciente com suspeita de meningite; estratégias foram traçadas para otimizar a identificação precoce dos pacientes com suspeita da doença

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Benedito Bentes, sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), recebeu a visita de representantes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), do Ministério da Saúde (MS). 

O objetivo do MS com a visita foi conhecer o fluxo da unidade para o paciente com suspeita de meningite, tendo em vista o atual momento epidemiológico que Alagoas vem vivenciando, com crescentes índices de letalidade pela doença.

Na ocasião, também foram traçadas estratégias para otimizar a identificação precoce dos pacientes com suspeita da doença, melhorando o reconhecimento na Classificação de Risco, priorizando o atendimento desse paciente e realizando a administração do antibiótico no tempo oportuno. 

Equipe do Ministério da Saúde foi recebida pela UPA Benedito Bentes para conhecer o fluxo de atendimentos para pacientes com suspeita de meningite. (Foto: ISAC/Divulgação)
Equipe do Ministério da Saúde foi recebida pela UPA Benedito Bentes para conhecer o fluxo de atendimentos para pacientes com suspeita de meningite. (Foto: ISAC/Divulgação)

“Receber o Ministério da Saúde em nossa unidade foi extremamente importante para que pudessem entender como está funcionando o fluxo de casos suspeitos da doença meningocócica e conhecer o caminho do paciente”, destacou Douglas Teixeira, diretor-geral da UPA Benedito Bentes. “Também foi um momento para alinhar as condutas da unidade com o que o Ministério da Saúde já preconiza, para que possamos seguir prestando um atendimento seguro e eficiente aos nossos pacientes”, acrescentou.

Fluxo de atendimento

Ao chegar em uma das UPAs e receber atendimento médico, o paciente com suspeita de meningite poderá ser encaminhado para fazer a coleta de uma amostra de sangue no laboratório da unidade.

Após a coleta, o material é encaminhado para o laboratório do Hospital da Cidade (HC) para a realização de um exame específico. Se der positivo, é encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (Lacen), referência para esses casos, para que seja identificada a cepa da doença.

Além disso, o paciente com suspeita de meningite, mesmo sem o exame confirmatório, já recebe a medicação indicada nas UPAs, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.