Getting your Trinity Audio player ready...
|
Várias ações alusivas ao Outubro Rosa foram realizadas no HEDA e anexos, incentivando o autocuidado e a realização de exames para um diagnóstico e tratamento precoces
“Visitar o médico uma vez ao ano é um compromisso com a nossa saúde, pois a prevenção é a aliada mais poderosa na luta contra o câncer de mama”, enfatiza Wal França, diretora-geral do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC).
Durante o mês de outubro, várias ações foram realizadas no hospital e anexos com a finalidade de conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama, estimulando o autocuidado, a realização de exames de mamografia para um diagnóstico precoce, a adoção de hábitos saudáveis e a busca por apoio emocional.
“Se é para falar sobre prevenção do câncer de mama, Outubro Rosa é o momento crucial”, destaca a psicóloga Juliane Cunha, coordenadora de Recursos Humanos. “No HEDA, as ações realizadas buscaram tanto desmistificar a doença quanto lembrar nossas colaboradoras que trabalhamos na área da saúde, portanto é importante cuidarmos também de nós mesmas”, acrescentou.
As atividades do mês incluíram rodas de conversa e sessões relaxantes de Reiki, conduzidas pelas terapeutas Ana Catatina Pessoa e Juliene Miguez do Espaço Terapias Integradas, além de aulas de yoga com a professora Rachel Mendonça, promovendo bem-estar físico e emocional das colaboradoras. Os psicólogos Davi de Sousa, Larissa Melo, Rosicleide Oliveira e Tatiana Andrade foram fundamentais para a criação de um ambiente acolhedor e informativo.
Além dessas atividades, o Outubro Rosa no HEDA contou com uma palestra online sobre a importância do autocuidado e a prevenção do câncer de mama e do colo de útero, complementada por uma roda de conversa sobre as contribuições da psicologia e o balanceamento nutricional como estratégias de prevenção.
Outubro Rosa
Criado na década de 1990 pela organização estadunidense Susan G. Komen for the Cure, o Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para a prevenção, controle e cura do câncer de mama.
No Brasil, surgiu em 2002, em São Paulo, e ganhou força anos depois, em 2008. Somente em 2018, com a Lei nº 13.733, a campanha Outubro Rosa foi instituída em todo o país.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2024, a estimativa de novos casos de câncer de mama é de mais de 73,6 mil. É o tipo que mais acomete as mulheres no Brasil, com risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Cerca de 1% dos casos ocorre em homens.