Getting your Trinity Audio player ready...
|
Operação envolveu uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, composta por cirurgiões, enfermeiros e técnicos de Enfermagem, e com o apoio da equipe do HGV
O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, continua dando passos importantes para a consolidação de sua atuação como referência em captação de órgãos no Piauí.
No dia 17 de maio, a unidade realizou sua terceira captação múltipla de órgãos em menos de um mês, um marco expressivo para a saúde pública da região. Com isso, o hospital, gerido pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), reafirma seu compromisso com a vida e com o fortalecimento da rede estadual de transplantes.

Com cerca de três horas de duração, o procedimento iniciou por volta das 10h e envolveu uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, composta por cirurgiões, perfusionistas, enfermeiros e técnicos de Enfermagem, além do apoio da equipe do Hospital Getúlio Vargas (HGV).
Nesta captação, o fígado foi destinado a um paciente em Fortaleza, no Ceará, enquanto os rins e as córneas seguiram para a capital, Teresina, onde beneficiarão pessoas que aguardam na fila nacional de transplantes.

“Com uma atuação cada vez mais estruturada, o HEDA avança com profissionalismo, humanidade e responsabilidade”, afirma Dirceu Campêlo, superintendente de média e alta complexidade da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). “O hospital amplia sua capacidade de resposta à demanda por transplantes e fortalece, dia após dia, o elo entre a dor de quem perde e a vida de quem recomeça”, acrescenta.
Integração e solidariedade
Nadja Freitas, coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), destaca a importância da atuação integrada das equipes e menciona o treinamento sobre perfusão de órgãos realizado em Teresina.
O curso teve como objetivo a atualização de práticas e protocolos fundamentais para garantir a qualidade e a viabilidade dos órgãos doados, fortalecendo a preparação técnica dos profissionais de enfermagem do HEDA.
“Parnaíba tem contribuído de forma significativa graças à solidariedade de famílias enlutadas e ao esforço das equipes da CIHDOTT, com apoio da Sesapi. Parabenizo os profissionais envolvidos pelas três captações já realizadas e pelo trabalho ágil e comprometido, que salva vidas”, pontua o Dr. Carlos Teixeira, diretor técnico do HEDA.