Pesquisar
Vacinação contra a Influenza é a principal medida de prevenção para evitar o agravamento das doenças e necessidade de hospitalizaçã. (Foto: Freepik)

Período sazonal das viroses aumenta a demanda por atendimentos na UPA de Araguaína

Getting your Trinity Audio player ready...

Vacinação contra a Influenza é a principal medida de prevenção para evitar o agravamento das doenças e necessidade de hospitalização

O período sazonal das viroses e síndromes respiratórias graves, que tem seu ápice nos meses abril e maio, aumentou a demanda por atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Anatólio Dias Carneiro, de Araguaína. Em abril, a unidade registrou 9.593 acolhimentos, sendo 1.181 para síndromes gripais.

De acordo com dados do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), gestora da unidade, na comparação com o mês de março, quando a UPA registrou 897 atendimentos para síndromes gripais, os casos aumentaram 31,66%. Nos primeiros 15 dias deste mês de maio, já são 4.759 atendimentos registrados na unidade, 707 deles para síndromes gripais.

A secretária de Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia, ressalta que o aumento na procura por atendimentos de urgência em saúde nesta época do ano impacta as esferas públicas e privadas.

“Algumas unidades particulares chegaram a suspender temporariamente o pronto atendimento por causa da alta demanda. O nosso Pronto Atendimento Infantil também passa pela mesma situação  de fluxo alto e isso reflete na ocupação do Hospital Municipal, que está na capacidade máxima. Pedimos à população para que se proteja e se vacine, para evitar o agravamento das doenças”, pontua Ana Paula.

No início de maio, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de Araguaína emitiu um alerta epidemiológico por causa do período sazonal das viroses. Os principais vírus em circulação são da Influenza, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e o Rinovírus, com potencial de agravamento para a população de risco, como os idosos.

Mudanças para atender à demanda

Marlene Costa de Sousa, diretora administrativa da UPA, explica que, durante esse período sazonal, a UPA adotou como medida estratégica o reforço da escala de profissionais para garantir a redução do tempo de espera e o pleno funcionamento dos serviços. 

“Reativamos a escala do médico ‘Cinderela’, um profissional a mais que fica à disposição enquanto o número de atendimentos estiver acima da média. Também estamos usando a Telemedicina como estratégia de apoio à assistência, permitindo mais agilidade na avaliação de casos”, informa Marlene.

Principais sintomas

Conforme explica a médica Jullyana Alves da Silva, diretora técnica da UPA, a maior parte dos atendimentos é para diarreia e gastroenterite de origem infecciosa e infecção aguda das vias aéreas (nariz e garganta).

“Mas essas doenças virais possuem outros sintomas clássicos, como febre persistente, coriza e moleza no corpo. É importante ressaltar que a pessoa deve procurar a UPA imediatamente assim que estes sinais piorarem, como alta repentina na febre, vômitos, desidratação e dor no tórax”, informa a médica.

Cuidados e vigilância

A vacinação é a principal medida preventiva para evitar o agravamento das síndromes respiratórias virais e a necessidade de hospitalização. Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Araguaína, a vacina contra a gripe está liberada para todos os públicos.

Outras recomendações da Secretaria Municipal da Saúde incluem o uso de máscara em todos os ambientes com aglomeração de pessoas, em especial os espaços de saúde ou hospitalares, higienização frequente das mãos e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de síndromes gripais.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.