Getting your Trinity Audio player ready...
|
Os voluntários podem doar na recepção do HMA, UPA, AME e HMC
No mês que celebra o Aleitamento Materno, o Instituto Saúde e Cidadania – ISAC pede ajuda à comunidade araguainense para a campanha “Em um frasco de vidro pode-se encher e nutrir milhares de vidas”.
A ação tem como objetivo arrecadar recipientes de vidro com tampa plástica (livre de BPA) para que sejam doados para o Banco de Leite Humano do Estado.
Participam da campanha o Hospital Municipal de Araguaína – HMA, Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro – UPA, Hospital Municipal de Campanha – HMC e Ambulatório Municipal de Especialidades – AME. As doações serão direcionadas para o setor de nutrição do HMA e, no início de setembro, serão entregues para o Banco de Leite.
A ação pretende beneficiar pacientes recém-nascidos que estão na UTI e que por isso não podem ser amamentados; a criança cuja mãe não consegue produzir leite suficiente; e o bebê cuja mãe está com uma doença infecciosa que pode ser transmitida pelo leite.
A equipe multiprofissional do ISAC, composta por enfermeiros, médicos, nutricionistas, fonoaudiólogos e demais profissionais com o apoio do RH e NEPES, estão desenvolvendo uma série de vídeos que serão divulgados nas redes sociais do instituto e unidades hospitalares falando sobre a importância da amamentação.
Onde doar
Os interessados em ajudar podem deixar o recipiente de vidro com tampa plástica na recepção do:
Hospital Municipal De Araguaína – Av. Tibúrcio José Dantas, 650 – Lot. Manoel Gomes da Cunha;
Unidade de Pronto Atendimento – R. dos Pinheiros, 1018 – St – Lot. Araguaina Sul;
Ambulatório Municipal de Especialidades – Av. Filadélfia, 568 – St. Oeste, UNITPAC;
Hospital Municipal de Campanha – R. Colinas, 716 – Vila Norte.
A importância do leite materno
A amamentação traz inúmeras vantagens para a criança, já que o leite materno é o alimento mais completo e tem tudo o que o bebê vai necessitar durante os primeiros seis meses de vida.
“A amamentação melhora o sistema imunológico, desenvolve a inteligência, estimula e fortalece a arcada dentária, melhora a digestão e minimiza as cólicas, reduz o risco de doenças alérgicas, previne contra doenças contagiosas, como a diarreia, entre outras”, destaca o nutricionista do HMA, Eduardo Campos.
Durante os primeiros seis meses, recomenda-se que a criança se alimente somente do leite materno.
“Somente depois desse período que a família pode começar com a alimentação complementar”, finalizou Eduardo.