Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Imagem de um grupo de colaboradores em um corredor. Todos vestem uniforme verde da assistência e usam touca e máscara.

Ação educativa auxilia colaboradores no controle das alergias

Getting your Trinity Audio player ready...

Iniciativa foi realizada com base no perfil epidemiológico das unidades ISAC

Espirros repetidos, coriza, dificuldade de respirar, alteração no olfato e no paladar, além de coceira no nariz, olhos, garganta e ouvidos. Estes são sinais comuns de alergia. O processo alérgico ocorre principalmente em pessoas com algum tipo de predisposição genética e é desencadeado quando o sistema imunológico reage de forma excessiva a uma substância externa.

Com o objetivo de alertar os colaboradores sobre as medidas que minimizam os riscos de crises alérgicas, as unidades administradas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania em todo o país promoveram uma ação educativa neste mês.

Bem-estar dos colaboradores

“Nosso intuito foi trazer medidas práticas que o colaborador pode incorporar no seu dia a dia para evitar o desenvolvimento de crises alérgicas. Além de minimizar o índice de afastamento laboral em decorrência desse agravo, também estamos proporcionando uma melhor qualidade de vida e bem-estar aos nossos trabalhadores através do fomento de uma cultura da prevenção”, explica Alisson Santos, técnico de Segurança do Trabalho no Hospital Ib Gatto.

Perfil Epidemiológico

A iniciativa foi baseada no perfil epidemiológico aplicado nas unidades. O estudo identificou que um número significativo de colaboradores ou familiares dos profissionais que atuam no Instituto apresentam algum tipo de alergia, seja ela respiratória, alimentar, dermatológica ou medicamentosa.

“Quando conhecemos melhor a rotina dos nossos colaboradores, conseguimos promover ações que realmente vão contribuir para saúde e qualidade de vida deles. Conseguimos identificar que um número significativo de trabalhadores é acometido ou tem algum familiar que sofre com alergias. Por esse motivo, intensificamos ações educativas para levar informações sobre o assunto e obter como resultado o bem-estar dos nossos profissionais”, explicou Lorena Conte, gestora de Gestão de Pessoas ISAC.

Como evitar crises alérgicas?

– Limpe regularmente os filtros do ar-condicionado e paletas dos ventiladores

– Mantenha as janelas da casa abertas durante o dia. O ambiente ventilado reduz as chances de acúmulo de poeira, ácaro e fungos.

– Infiltrações e locais com muita umidade devem ser evitados sempre.

– Evite locais empoeirados, exposição a fumaça e perfumes fortes.

– Automedicação? Jamais!

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.