Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Foto da recepção do Multicentro Carlos Gomes. Em primeiro plano há vários pacientes sentados e, ao fundo, duas profissionais da unidade em pé.

Ação educativa incentiva doação de sangue nos Multicentros da Bahia

Getting your Trinity Audio player ready...

Doar sangue é um procedimento seguro e uma única coleta pode salvar até quatro vidas

Doar sangue é salvar vidas. Com objetivo de sensibilizar pacientes e acompanhantes sobre a importância desse importante ato de amor ao próximo, as equipes multidisciplinares dos Multicentros Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas, em Salvador, realizaram uma ação educativa na sala de espera dos postos. As unidades são custeadas pela Prefeitura de Salvador e administradas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.

A mobilização aconteceu em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho. De acordo com Paula Souza, coordenadora de Assistência do Multicentro Carlos Gomes, uma única bolsa de sangue pode ajudar até quatro pessoas.

“Doar sangue beneficia tanto quem doa quanto quem recebe. É uma oportunidade de ajudar a trazer esperança e salvar outras vidas. E quando praticamos o bem para alguém, essa solidariedade também nos afeta positivamente. É um gesto simples que vale a própria vida para quem recebe”, explicou Paula Souza.

Verdades e mentiras

De acordo com o Ministério da Saúde, os bancos de sangue de todo o país apresentaram uma redução média de 20% nos estoques desde o início do isolamento social em decorrência da pandemia. Outro aspecto que contribui para essa diminuição da doação é desinformação.

Afirmações falsas como a que a doação de sangue fragiliza o sistema imunológico, que pode transmitir doenças e que o procedimento pode afinar ou engrossar o sangue afastam dos hemocentros os potenciais doadores.

“São muitos mitos e informações equivocadas que são disseminadas sobre a doação de sangue. Por esse motivo, a promoção de ações educativas torna-se ainda mais importante para promover essa prática que salva vidas. Doar sangue é um procedimento seguro e o organismo repõe rapidamente o sangue doado”, afirmou Márcia Sena, coordenadora de Assistência do Multicentro Vale das Pedrinhas.

Seja doador

Segundo o Ministério da Saúde, pessoas entre 16 a 69 anos de idade estão aptas para doar sangue no Brasil, sendo que os menores de 18 anos devem ter autorização dos responsáveis para realizar o procedimento.

A recomendação é que o doador tenha mais de 50 quilos. O intervalo mínimo entre as doações é 90 dias para mulheres e 60 dias para homens.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.