Getting your Trinity Audio player ready...
|
Ação desenvolvida pelo Grupo de Trabalho Humanizado foi voltado para as crianças internadas na unidade hospitalar
Com o objetivo de celebrar os festejos de final de ano com os pacientes infantis, a equipe multidisciplinar do HMA – Hospital Municipal de Araguaína realizou uma festa de Natal.
A ação reuniu familiares dos pacientes atendidos na unidade hospitalar. O trabalho é desenvolvido pelo GTH – Grupo de Trabalho Humanizado do HMA. A equipe do GTH se reúne mensalmente para discutir e operacionalizar ações voltadas para a humanização no contexto hospitalar. O grupo é formado por profissionais de várias áreas.
“Desenvolvemos esse projeto para as crianças que estão internadas no HMA para trazer um pouco de amor e carinho. Nossa alegria é ver o sorriso no rosto de cada criança que na maioria das vezes já estão internadas há muitos dias”, explicou Elena Medrado, coordenadora da enfermaria do HMA.
Entrega de brinquedos
Durante a ação, as crianças internadas no HMA receberam brinquedos que foram arrecadados entre os próprios colaboradores da unidade hospitalar. Apresentações artísticas também proporcionaram um momento lúdico para os pequenos.
“Além de trazer um momento lúdico para as crianças, por meio do Papai Noel e entrega de presentes, essa ação também contribui para melhora do ânimo de quem está internado, já que esse é um período que gera quebra na rotina dessas crianças”, disse Jessica Monique Furtado Lima, terapeuta ocupacional do HMA.
Importância da humanização
De acordo com Amanda Gonçalves Rodrigues, coordenadora do setor de Estabilização, o acolhimento humanizado é essencial para aumentar a eficácia do tratamento e a satisfação dos pacientes.
“Os festejos de final de ano são marcados pela alegria e interação. Quando realizamos ações como essa, conseguimos gerar um momento de alegria para crianças internados e esse sentimento também gera impactos positivos nos resultados terapêuticos que as mesmas estão submetidas. Esse é um pilar que faz parte do Jeito ISAC”, afirmou.
O HMA é custeado pela prefeitura de Araguaína e está sob gestão compartilhada do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.