Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Alimentação saudável proporciona mais qualidade de vida aos pacientes com hepatites virais

Getting your Trinity Audio player ready...

Equipe multidisciplinar do Multicentro Carlos Gomes realiza ação para sensibilizar pacientes assistidos na unidade sobre o tema

Com objetivo de chamar a atenção dos pacientes atendidos no Ambulatório de Hepatites Virais sobre a importância da manutenção de uma alimentação saudável, a equipe multidisciplinar do Multicentro de Saúde Carlos Gomes realizou uma ação educativa sobre o tema.

A hepatite viral é uma inflamação no fígado causada por vírus que pode levar a sintomas, como dor de cabeça, mal-estar, dor e inchaço abdominal, pele e olhos amarelos, náuseas, falta de apetite e perda de peso.

Os pacientes com o agravo devem priorizar a ingestão de alimentos como proteínas magras, frutas, verduras, legumes, cereais integrais e leguminosas para promover a recuperação do fígado.

A redução do consumo de gorduras e alimentos ricos em açúcares também é recomendado pelos especialistas. “Consumir frituras, produtos industrializados e refrigerantes podem gerar uma lesão ainda maior no fígado, resultando algumas vezes em dor abdominal e diarreia. Por esse motivo, é importante que o portador de hepatite possa manter uma dieta equilibrada e saudável”, explicou Laísa Pontes, nutricionista do Multicentro Carlos Gomes.

O Multicentro de Saúde Carlos Gomes é custeado pela Prefeitura de Salvador e sob gestão compartilhada do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.

Dieta saudável

O portador de hepatites deve priorizar alimentos integrais. Além disso, é importante também fazer de 5 a 7 refeições fracionadas ao longo do dia, evitando, assim, a perda de peso devido à falta de apetite que pode surgir em algumas pessoas.

Confira a lista de alimentos que devem ser priorizados:

– Frutas, como maçã, pera, abacaxi, uva, mamão, laranja, manga e banana;

– Legumes e verduras, como alface, tomate, brócolis, chuchu, abóbora e berinjela;

– Proteínas magras, como peixes de carne branca, frango e ovo;

– Cereais integrais, como arroz integral, milho, aveia, macarrão integral e quinoa;

– Leguminosas, como feijão, grão de bico, lentilha e soja;

– Gorduras saudáveis, como azeite, óleo de abacate, nozes, castanha do Pará e óleo de linhaça;

– Laticínios magros, como leite desnatado, iogurte desnatado sem açúcar e queijos brancos;

– Tubérculos, como batata, aipim e inhame;

– Temperos e ervas naturais, como cúrcuma, sálvia, orégano, coentro, salsa, hortelã, cravo, tomilho e canela.

Alimentos que devem ser evitados

Os alimentos ricos em gordura devem ser evitados, porque durante a hepatite a produção de sais biliares – substâncias responsáveis por ajudar a digerir as gorduras – estão reduzidas. Assim, os alimentos que devem ser evitados durante a hepatite são:

– Carnes gordas, como carne vermelha, bacon, peixes gordos, como salmão, sardinha e atum;

– Laticínios com muita gordura, como manteiga, margarina, leite integral, iogurte integral, queijos amarelos e creme de leite;

– Alimentos embutidos, como linguiça, salsicha, salame, presunto e mortadela;

– Alimentos industrializados, como hambúrguer, pizza e refeições do tipo fast food;

– Alimentos ricos em açúcar, como bolo, tortas, biscoitos, chocolates, geleias, sucos e refrigerantes;

– Temperos e molhos industrializados, como molho pronto de salada, ketchup, maionese e caldos em cubos prontos para temperar;

– Bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho e espumante.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.