Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Ambulatório oferece assistência médica gratuita especializada para quadros clínicos de baixa complexidade, complementando a rede de atenção básica do SUS

Sob gestão do ISAC, AME alcança mais de 75% de satisfação dos usuários, em 2023

Pesquisa de satisfação aponta que a maioria dos usuários do AME, em 2023, aprovam os serviços de assistência médica gratuita especializada para quadros clínicos de baixa complexidade, complementando a rede de atenção básica do SUS

A opinião dos pacientes é fundamental para promover melhorias contínuas no serviço. Esta é a avaliação de Priscila Jácome, coordenadora administrativa do AME – Ambulatório Municipal de Especialidades, em Araguaína (TO), sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, sobre o resultado da pesquisa de satisfação do usuário: 75,72% de aprovação, em 2023.

E pelo SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário, o AME recebeu depoimentos como estes: “Parabéns pelo excelente atendimento, por mais profissionais assim”; “Foram excelentes no atendimento, da recepção até o consultório médico”; “Achei o atendimento maravilhoso, as moças da recepção atendem muito bem, só tenho a agradecer”.

A avaliação considerou a qualidade do atendimento, infraestrutura e tempo de espera. Para Priscila Jácome, “os dados da pesquisa servem como base para a gestão do AME, que busca continuamente aprimorar a qualidade do atendimento à população”, conta.

E para Ana Paula Abadia, secretária da Saúde de Araguaína, o bom fluxo no atendimento e a aprovação dos usuários demonstram que o poder público está cumprindo com sua função de levar serviços de qualidade para a comunidade. 

“Temos um grande compromisso com nossa população e o trabalho é diário para manter todos os atendimentos funcionando com excelência. Os parceiros são fundamentais nesse processo, porque todos estão atuando por uma causa comum, que é o bem-estar do cidadão”, ressalta Ana Paula Abadia.

Especialidades e média de atendimentos

O AME conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais nas áreas de Cardiologia, Cardiologia Pediátrica, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Gastroenterologia Pediátrica, Neurologia, Ortopedia Pediatria, Psiquiatria, Reumatologia e Otorrinolaringologia. A unidade também realiza pequenas cirurgias.

Os exames mais comuns realizados no AME são os de colonoscopia, endoscopia, ultrassonografia, eletrocardiograma, ecocardiograma adulto e infantil, eletroencefalograma, Holter, teste ergométrico e MAPA.

Em média, são realizados 60 atendimentos por dia na unidade e, em dias de mutirões, esse número pode chegar a 150 atendimentos. Por mês, a média de atendimentos é de 2.240. Em todo o ano de 2023, foram realizados 18.202 atendimentos.

Como acessar o serviço?

Para ter acesso aos serviços do ambulatório, o usuário deve antes passar por uma UBS – Unidade Básica de Saúde.

“É na UBS onde o médico poderá solicitar uma consulta ou exame especializado”, explica Priscila Jácome. “O prontuário do paciente é então enviado para análise de um médico regulador da Central de Regulação Municipal, que autoriza o procedimento”, completa.

Já para o preenchimento da ficha de atendimento, o paciente deve apresentar um documento de identificação com foto, como RG, CNH ou Passaporte, além do CPF, Cartão do SUS e a guia de atendimento, solicitação ou requisição assinada por um médico.

O Cartão do SUS pode ser requisitado na UBS mais próxima, na Secretaria de Saúde de Araguaína ou pela internet

Sobre o AME

O Ambulatório Municipal de Especialidades presta assistência médica para os quadros clínicos de baixa complexidade mediante agendamento pela Central de Regulação da rede municipal, via solicitação de uma Unidade Básica de Saúde. A unidade é custeada pela Prefeitura de Araguaína (TO) e está sob gestão compartilhada do ISAC. Oferece atendimento para 11 especialidades e mais de 10 tipos de exames de imagem e laboratorial de baixa e média complexidade.

Sobre o ISAC

O Instituto Saúde e Cidadania é uma Organização Social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço de saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.