Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Em primeiro plano aparece a logomarca do ISAC no bolso de uma camisa azul. Ao fundo estão pessoas sentadas.

Bate-papo on-line aborda o papel da Enfermagem na UPA Anatólio Dias

Getting your Trinity Audio player ready...

Colaboradores da unidade de urgência e emergência compartilharam os desafios de atuar num cenário de pandemia

Colaboradores da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro, em Araguaína no Tocantins, participaram de um bate-papo virtual sobre o papel da Enfermagem no atendimento de urgência e emergência. O encontro foi o terceiro episódio do eixo Vivências realizado na Semana de Enfermagem do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania. O evento segue até o dia 20 de maio em todas as unidades ISAC.

Durante a conversa, os colaboradores falaram sobre os desafios que tiveram que enfrentar para remodelar a assistência durante a pandemia da covid-19. “Durante a pandemia, tivemos que ampliar nossos serviços para uma unidade básica que fica ao lado da UPA. Destinávamos os pacientes com síndromes gripais para a estrutura adaptada na unidade básica, enquanto a UPA permanecia com o fluxo normal. Isso foi importante para a gente se organizar e minimizar os riscos de transmissão dentro da unidade”, explicou Adriano Rocha, gerente de Enfermagem do ISAC em Araguaína.

Atuação na pandemia

A UPA Anatólio Dias é custeada pela Prefeitura de Araguaína e gerenciada pelo ISAC. Ela é a única unidade de urgência e emergência do município. Atualmente, o equipamento realiza cerca de 5 mil acolhimentos mensais. O planejamento desenvolvido pela equipe da unidade logo no início da pandemia assegurou a manutenção da qualidade da assistência.

“Quando começou a pandemia, o ISAC já teve a visão de implementar fluxos e protocolos para que a equipe estivesse preparada para o acolhimento dos pacientes do novo coronavírus. Claro que tem sido um período muito difícil, mas o importante é que temos uma equipe preparada”, explicou Sivanilda Mariano, diretora administrativa do UPA Anatólio Dias.

Vocação

Mesmo diante das adversidades, exercer a vocação de cuidar sempre traz satisfação para quem atua na assistência.

“Você vê um paciente chegar com desconforto respiratório, com uma saturação ruim e você conseguir ajudar na recuperação desse paciente de forma progressiva, não tem coisa melhor. Isso vale a pena dentro da nossa profissão”, afirmou Madson Alan, enfermeiro da UPA.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.