Getting your Trinity Audio player ready...
|
Espaço ficou fechado por conta da pandemia do coronavírus para evitar disseminação da doença
A semana começou diferente para as crianças que são atendidas na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra, em Maceió.
Após dois anos de interrupção por conta da pandemia do coronavírus, a brinquedoteca da unidade de urgência e emergência reabriu nesta segunda-feira, 29/08.
“Completamos dois anos que a brinquedoteca da unidade foi desativada devido à pandemia, com o intuito de diminuir o risco de contaminação pelo vírus dentro da unidade. Hoje, após a redução significativa do número de casos da covid-19, estamos reabrindo o espaço para as crianças”, explicou Walma Marinho, diretora-geral da UPA Trapiche.
Espaço lúdico
De acordo com a coordenadora assistencial da UPA, Caroline Leite, o objetivo da reabertura da brinquedoteca é humanizar ainda mais assistência à saúde.
“A criança quando chega neste espaço esquece dos medos. Acaba deletando a imagem de um ambiente de saúde sem estímulo e, agora, este passa a ser um ambiente alegre, vivo, colorido e cuidadosamente organizado pela equipe da UPA”, afirmou.
Os materiais utilizados no local também atendem todos os requisitos de segurança. “Os cuidados com a segurança e com os tipos de brinquedos atendem as necessidades do local e as condições de saúde em que a criança está inserida”, observa. Caroline Leite explica que os materiais indicados para uso em instituições hospitalares são os que permitem a desinfecção entre os usos.
A UPA Trapiche da Barra é custeada pela Prefeitura de Maceió e está sob gestão compartilhada do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.