Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Algumas pessoas aparecem de pé em um corredor hospitalar, uma ao lado da outra formando um semicírculo. Elas estão de avental, touca, máscara e seguram uma caixa para descarte de materiais perfurocortantes.

Campanha sensibiliza sobre o uso de materiais perfurocortantes nas unidades

Getting your Trinity Audio player ready...

Objetivo é garantir um ambiente de trabalho mais seguro aos colaboradores

No dia a dia das unidades de saúde, materiais perfurocortantes são manuseados constantemente pelos profissionais. São aqueles objetos com ponta ou gume, como seringas, agulhas, escalpes, ampolas e vidros de um modo geral.

O uso correto desses instrumentos é um passo importante para a segurança dos pacientes e dos próprios colaboradores. No último mês, as unidades, sob a gestão do ISAC- Instituto Saúde e Cidadania, receberam mais uma vez, uma campanha de alerta e sensibilização.

“Nós focamos na abordagem dos técnicos de cada unidade, reforçamos os dez mandamentos do manuseio e a importância do descarte seguro dos perfurocortantes. Ainda realizamos um quiz com perguntas e respostas”, relembra Jancarlos Ramos, coordenador de saúde e segurança no trabalho do ISAC.

Ao trabalhar e explicar a melhor forma de lidar com esses objetos evita-se riscos de acidentes e a exposição à materiais biológicos. O resultado já é notório e satisfatório nas unidades, com poucos ou praticamente zero registros de acidentes nesta linha. Unidades como Hospital Municipal de Araguaína e Hospital Day Clinic, também na cidade, no Tocantins; e os Multicentros Vale das Pedrinhas e Carlos Gomes, em Salvador, na Bahia, estão há seis meses com nenhum registro de acidente por perfucortante.

Além da campanha específica, realizada em julho, periodicamente, o setor de saúde e segurança no trabalho realiza abordagens e diálogos sobre o assunto.

Importância

Luciana Machado Rosa trabalha como técnica de enfermagem no Ambulatório Municipal de Especialidades de Araguaína, no Tocantins, há um ano e sete meses. Nesse período, participou de algumas ações como essa campanha.

Para ela, esses treinamentos periódicos são muito importantes, pois, às vezes, a rotina cai na praticidade e em alguns momentos, com pressa, pode haver o esquecimento da importância em manter os cuidados com os materiais perfurocortantes.

“Aqui no AME tivemos uma mini palestra sobre o assunto e algumas brincadeiras interativas com perguntas e respostas pra reforçar o aprendizado do tema”, relembra.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.