Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Capital baiana registra cerca de 1,5 mil novos casos de HIV por ano

Getting your Trinity Audio player ready...

Multicentros de Saúde realizam testes rápidos e distribuem preservativos gratuitamente para a população

Cerca de 1,5 mil novos casos de HIV por ano. Essa é a média anual de ocorrências registradas em Salvador. O número elevado de infectados na capital baiana divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde poderia ser evitado por meio de uma prática simples: a prevenção.

Para chamar a atenção para o autocuidado, os Multicentro de Saúde Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas, unidades ambulatoriais administradas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania na capital baiana aderiram ao Dezembro Vermelho, mobilização que marca em todo planeta a sensibilização para a prevenção da aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

“O autocuidado é a atitude certa para viver com segurança e bem-estar. A prevenção depende das nossas escolhas pessoais e a primeira delas deve ser evitar situações de risco. Prevenir-se continua sendo a melhor maneira de evitar a aids ou qualquer outra IST”, destacou Karol Oliveira, diretora-geral do Multicentro de Saúde Carlos Gomes.

Diagnóstico precoce

Conhecer o quanto antes a sorologia positiva para o HIV aumenta muito a expectativa de vida e é importante para quebrar precocemente a cadeia de transmissão do vírus. Nos Multicentros Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas, os beneficiários SUS – Sistema Único de Saúde soteropolitanos têm acesso à testagem rápida para detecção do vírus.

A coleta é feita a partir de uma pequena amostra de sangue ou por fluido oral. O exame pode ser realizado de forma anônima e o resultado sai em até 30 minutos. Os pacientes identificados com sorologia positiva são encaminhados para rede especializada para darem início ao tratamento com uma equipe multidisciplinar.

“A testagem rápida pode ser feita sem a necessidade de agendamento prévio. O resultado sai em até 30 minutos e os pacientes com diagnóstico positivo são encaminhados para o tratamento integral na rede municipal de saúde”, afirmou Celisangela Matias, diretora-geral do Multicentro Vale das Pedrinhas.

Prevenção

Quando o assunto é prevenção, evitar situações de risco deve ser a primeira escolha.

A prática de sexo seguro com o uso do preservativo tanto feminino quanto masculino continua sendo a forma mais eficaz de se manter livre da contaminação.

Nos Multicentros de Saúde também é possível fazer a retirada gratuita dos preservativos.

Tanto a testagem rápida quanto a retirada dos preservativos podem ser feitas nos multicentros de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 07 às 18 horas.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.