Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Carnaval com saúde e segurança: evite riscos durante as festas

Getting your Trinity Audio player ready...

Durante a época mais festiva do ano, as UPAs – Unidades de Pronto Atendimento estarão funcionando normalmente

As baterias já estão aquecidas, os passos já ensaiados. O carnaval, a época mais festiva para o brasileiro, bate à porta anunciando que dias de folia estão chegando.

Tem o bloquinho dos que preferem os lençóis, assim como o bloquinho dos que caem mesmo na farra esquecendo o amanhã. Seja qual for a sua fantasia esse ano, o importante é manter os cuidados.

De blocos a desfiles, é fácil se deixar levar pelo clima de descontração, mas é necessário manter hábitos saudáveis para evitar doenças e problemas de saúde.

O consumo excessivo de álcool é uma das principais preocupações durante essa época. Além de prejudicar a saúde, ele também pode colocar a sua segurança e dos demais em risco por conta de exageros.

A recomendação é que o consumo seja com moderação, mantendo-se hidratado, alternando com água e outras bebidas não alcoólicas, além de alimentar-se corretamente. No cardápio, evite os excessos de sal, gorduras, açúcar e energéticos.  Priorize alimentação leve, com proteínas, frutas e vegetais.

A violência relacionada ao consumo de álcool é um problema recorrente nas folias. Muitas pessoas exageram na bebida e acabam se tornando violentas, causando transtornos e até mesmo ferimentos aos demais. Em caso de abuso, assédio ou violência, busque ajuda das autoridades.

As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) também ganham destaque. Lembre-se de usar preservativos em todas as relações sexuais. A aproximação física e o compartilhamento de bebidas entre os foliões podem, da mesma forma, aumentar o risco de contrair a doença do beijo, conhecida como mononucleose infecciosa, além de outros problemas virais. Vale lembrar: a covid ainda é uma realidade, redobre os cuidados.

Sua pele também merece cuidados

A exposição prolongada ao sol pode causar danos à pele, como queimaduras solares, envelhecimento precoce e até mesmo aumentar o risco de doenças de pele, por isso, o médico destaca a importância do uso do protetor solar de amplo espectro e a sua reaplicação ao longo do dia.

Quando se trata de aplicar glitters e tintas na pele, escolha produtos de qualidade, verifique a validade e teste-os antes de aplicá-los no corpo, pois alguns podem conter substâncias alergênicas e irritantes.

Funcionamento das emergências

Durante o carnaval, UPAs – Unidades de Pronto Atendimento seguem funcionando normalmente, 24 horas, sete dias por semana.

Atualmente, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania gerencia seis unidades de urgência e emergência localizadas nos estados de Goiás, Bahia, Tocantins e Alagoas.

UPA San Martin

A UPA San Martin está localizada em uma das comunidades mais populosas de Salvador (BA) e possui 1,5 mil m² de área construída. A unidade tem capacidade para atender até 550 pacientes por dia e conta com 25 leitos distribuídos entre os de reanimação, observação, pediátrico e de isolamento.

Possui ainda salas de inaloterapia, administração de medicamentos, Raio X, Ecocardiograma, Ultrassonografia, Farmácia Satélite, Laboratório e Almoxarifado, além de uma base do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para otimizar o socorro à vida no bairro e imediações.

O equipamento faz parte do Distrito Sanitário São Caetano/Valéria e oferece, ininterruptamente, em regime 24 horas, serviços de urgência e emergência nas áreas de Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia, Odontologia, Enfermagem, Serviço Social, Nutrição, Farmácia, Apoio Diagnóstico e Bioimagem.

UPA Benedito Bentes

Com capacidade para atender cerca de 350 pessoas por dia, a UPA Benedito Bentes conta com equipes completas para acolhimento das demandas de urgência e emergência clínica, pediátrica, ortopédica e odontológica da população de Maceió (AL).

A UPA Benedito Bentes é classificada como porte III e atende ininterruptamente em regime 24 horas, inclusive nos feriados e fins de semana.

No caso das demandas de Odontologia, o atendimento funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h.

Atualmente, a unidade possui 19 leitos, sendo 4 para covid-19 (Sala Vermelha), 4 de urgência clínica, 8 de observação adulto (Sala Amarela) e 3 de pediatria.

A UPA também realiza exames de raio X, ECG – Eletrocardiograma e de Análises Clínicas.

UPA Trapiche da Barra

Localizada no bairro Ponta Grossa, a UPA Trapiche da Barra é a única do Estado alagoano reconhecida pela ONA – Organização Nacional de Acreditação como Nível 2 – Acreditado Pleno. A certificação é concedida aos estabelecimentos de saúde com padrão ouro de qualidade e segurança do paciente.

A unidade é custeada pela Prefeitura Municipal de Maceió e é gerenciada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania. Possui porte III e tem capacidade para atender até 350 pacientes por dia, com serviços de urgência clínica, ortopédica, pediátrica e odontológica.

Atualmente, a UPA possui 16 leitos.

UPA Araguaína

A UPA Anatólio Dias Carneiro fica localizada em Araguaína (TO). Realiza cerca de 300 atendimentos por dia, totalizando uma média mensal de 9.000 pacientes.

É considerada como porte II e possui 23 leitos de observação, sendo 18 de observação e cinco de urgência. A sua estrutura também conta com salas de medicação, nebulização, sutura, coleta de exames, raio-X e ecocardiograma, além de cinco consultórios e um laboratório.

PAI – Pronto Atendimento Infantil

O espaço é a única unidade de urgência e emergência pediátrica no Tocantins a oferecer atendimento especializado para crianças de Araguaína e região.

O PAI funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. O PAI possui três consultórios médicos para atendimento, uma ala de medicação e nebulização, uma sala para realização de pequenos procedimentos, uma farmácia, sala de raios X e sala amarela, vermelha e de isolamento.

UPA Mansões Odisséia

Localizada na região central de Águas Lindas de Goiás, a UPA 24 horas Mansões Odisséia conta com equipes completas e qualificadas para acolhimento das demandas de urgência e emergência nas áreas de Clínica Médica e Pediatria.

A UPA é classificada como porte II e atende ininterruptamente em regime 24 horas, inclusive nos feriados e finais de semana, acolhendo prioritariamente as ocorrências de saúde dos moradores de mais de dez bairros de Águas Lindas de Goiás.

 

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.