Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Em primeiro plano há uma mulher de cor de pele negra. Ela está de costa para a câmera e aparece de perfil, com as mãos sobre uma mesa. Na frente dela há uma mulher, que usa máscara facial branca e uniforme azul. Na mesa há um computador e muitos papéis espalhados.

Colaboradores debatem atendimento humanizado nos multicentros da Bahia

Getting your Trinity Audio player ready...

O encontro virtual foi o quarto episódio do eixo Vivências na Semana de Enfermagem do ISAC

A Enfermagem no acolhimento humanizado dos pacientes dos multicentros foi tema do quarto episódio da programação Vivências na Semana de Enfermagem que o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania realiza até o dia de maio.

O bate-papo foi transmitido no canal do ISAC no YouTube e contou com a participação de representantes dos Multicentros de Saúde Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas. As duas unidades são custeadas pela Prefeitura de Salvador e gerenciadas pelo ISAC.

“O SUS [Sistema Único de Saúde] preza pelo cuidado integral do paciente. Então não é só chegar para fazer o procedimento e ir embora. É necessário ter um olhar com empatia e avaliar o paciente como um todo. A Enfermagem tem esse dom de desenvolver esse olhar humanizado para atender o paciente além do que ele precisa”, explicou Paula Souza, coordenadora de Assistência do Multicentro Carlos Gomes.

Humanização e qualidade

Mais que tratar o estado clínico do paciente, a humanização na Enfermagem também assegura uma assistência mais eficaz. Isso é atribuído ao fato de que as pessoas têm melhor disposição para recuperação quando suas questões sociais, psicológicas e familiares são valorizadas.

“Quando você se coloca no lugar do outro, fica mais fácil entender a dor do paciente. O simples fato de demostrar interesse no que esse paciente está sentindo, ouvir suas questões, muda todo o cenário. O paciente se sente mais acolhido e seguro”, destacou Márcia Sena, coordenadora de Assistência do Multicentro Vale das Pedrinhas.

Jeito ISAC

Em agosto de 2020, o ISAC assumiu a gestão dos Multicentros Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas. A organização adotou um modelo de governança assistencial eficiente que garante aos beneficiários um acolhimento mais humanizado, seguro e qualificado.

“A humanização não parte somente dos profissionais. A instituição também tem uma participação importante nesse processo. Desde que o ISAC chegou, modificou a estrutura que existia no Multicentro Carlos Gomes. Existiam áreas críticas, muitas filas e pacientes cansados. Então, o ISAC veio com esse olhar humanizado, reformou alguns ambientes e implementou ideias simples que garantiram a melhoria significativa do acolhimento”, finalizou Paula Souza.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.