Getting your Trinity Audio player ready...
|
Programação levou mensagem de acolhimento e resiliência para as equipes
A pandemia da covid-19 tem feito muita gente refletir sobre o valor da vida. Assim, as palavras ressignificar e renascer passaram a ser mais comuns nas rodas de conversas. Quem trabalha na saúde e está na linha de frente de combate ao novo coronavírus acompanha de perto essa mudança. Coleciona histórias de renascimento e passa a ser considerado parte da família dos pacientes que vencem o vírus.
Essa batalha é complexa. São muitas as dificuldades no meio do caminho. É neste momento que as ações de celebração no ambiente de trabalho ganham ainda mais relevância porque ajudam a cuidar de quem cuida. Foi esse o objetivo da ação de Páscoa realizada pelo ISAC – Instituto de Saúde e Cidadania nas unidades de saúde que gerencia nos estados do Pará, Alagoas, Tocantins e Bahia.
A programação foi liderada pela área de Recursos Humanos. A psicóloga organizacional Daíse Lopes é quem comenta sobre a ação.
“Passamos de setor em setor distribuindo chocolate e falando sobre o verdadeiro sentido da Páscoa, sobre superar as dificuldades, seguir em frente e ser resiliente. Também agradecemos cada um por estar ali contribuindo de maneira tão significativa nesse momento difícil”, conta a psicóloga.
Em algumas unidades, além dessa dinâmica, a data também foi celebrada com louvores, cultos, uso de adereços temáticos e até a visita do coelhinho da Páscoa.
Esperança de dias melhores
Para a jovem aprendiz do ISAC na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Benedito Bentes, em Maceió (AL), Isabelle Ferreira, a Páscoa ensina o poder da gratidão.
“A Páscoa significa ressurreição, amor e esperança. O amor que Jesus teve por nós. Esperança por dias melhores hoje, amanhã e depois. Uma data para nos lembrar de sermos gratos pela família e amigos e que nos ensina a praticar a gratidão sempre”, comentou a colaboradora.
Ela complementa: “senti uma alegria imensa em ajudar nos enfeites da caixa que guardava os chocolates dos colaboradores da UPA. Foi gratificante participar de uma ação que todos gostaram e se sentiram acolhidos. Isso é amor!”.
Pacientes também comemoraram a data
A data também foi celebrada junto com os pacientes em algumas unidades. No HECC – Hospital Estadual de Combate à Covid-19, em Palmas (TO), os pacientes foram presenteados com bolo de cenoura nutritivo.
Já no HMA – Hospital Municipal de Araguaína, a unidade entregou ovos de chocolate para as crianças internadas e para as mães de pacientes da UTI – Unidade de Terapia Intensiva. Foi a própria equipe do ISAC que preparou os chocolates e confeccionou os coelhinhos distribuídos em saquinhos junto com uma mensagem.