Getting your Trinity Audio player ready...
|
Valorizar os colaboradores por meio da meritocracia faz parte do Jeito ISAC de ser
Há um ano, Graciela Gomes Reis Xavier atua como enfermeira na UTI Covid-19 do Hospital Geral de Palmas (HGP), em Tocantins, uma das oito unidades gerenciadas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania no Estado. Esta foi a primeira experiência dela na área da saúde. Hoje Graciela comemora a promoção: passou de enfermeira assistencial para supervisora de Enfermagem.
“O ISAC me deu a oportunidade do meu primeiro trabalho como enfermeira. Fiquei muito feliz. Tenho incentivo para minha carreira e para desenvolver ainda melhor o meu trabalho. Aprendo muito, me sinto muito feliz por essa oportunidade e agradecida pela valorização”, ressalta.
O reconhecimento também faz parte da jornada da enfermeira Angra Batista Glória, que integra o time ISAC na mesma unidade. Há quase um ano fazendo parte da equipe, a colaboradora, que já passou por vários setores, sempre teve por perto teve a valorização de todos. “Já fui supervisora e trabalhei como enfermeira fluxista. Pra mim, isso significa muito. Sou muito satisfeita por trabalhar aqui”, pontua.
Layla Morbeck é enfermeira no Multicentro de Saúde Carlos Gomes, mais uma unidade sob a gestão do ISAC, desta vez em Salvador (BA). Há onze meses fazendo parte da equipe, ela comemora o destaque que recebeu no mês de junho.
“O reconhecimento significa muito, visto que proporciona ao colaborador alegria, prazer e prestígio em trabalhar numa empresa que reconhece o seu trabalho e o gratifica por isso”, assinala.
Destaque
A meritocracia é um dos valores que baseiam a atuação do ISAC. Laísa Pontes é nutricionista há um ano no Multicentro Carlos Gomes. Em junho, foi eleita pela primeira vez como colaboradora destaque. Emocionada com o reconhecimento, ela acredita que a indicação veio como consequência da dedicação constante que faz ao trabalho.
“Antes de ser nutricionista, sou do SUS [Sistema Único de Saúde]. Dou tudo de mim, me dedico bastante para promover o melhor serviço ao usuário e agregar à equipe. A meritocracia praticada no ISAC é de extrema importância pra incentivar e permitir o crescimento dentro da empresa. Agrega ainda mais ao profissional, e o ISAC trouxe isso para nós. É algo inovador, que faz toda a diferença. Esse reconhecimento me deixa feliz”, diz.
Iniciativas
Valorizar as pessoas faz parte do Jeito ISAC de ser. Um ambiente com colaboradores felizes é um ambiente excelência no atendimento. O compromisso com o próximo começa com a própria equipe. Com o objetivo de criar oportunidades que proporcionem o bem-estar e o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, o Instituto Saúde e Cidadania desenvolve uma série de iniciativas voltadas para as pessoas que fazem parte do time da instituição.
Dois deles são os programas Destaques do Mês e Crescimento Profissional. O primeiro avalia o desempenho dos profissionais e ajuda a identificar seus pontos fortes e de melhorias. O segundo reconhece os colaboradores que, por mérito, mudaram de função ou cargo nas unidades gerenciadas pela organização social, a partir de processos seletivos internos.
Os profissionais reconhecidos por meio dos dois programas, em junho, são o destaque da segunda edição do e-book “Meritocracia ISAC, valorizando e reconhecendo!”.
União
Para Lorena Rodrigues, gestora de Gestão de Pessoas ISAC, a melhor forma de medir a eficiência das ações de valorização dos colaboradores é no dia a dia das unidades. Usuários satisfeitos, fluxos protocolares seguindo corretamente e reconhecimentos como o ONA 2, certificado recentemente conquistado pela UPA Trapiche da Barra, em Alagoas.
“O ISAC é feito de pessoas, e as unidades que gerenciamos, também. Precisamos cuidar dessa base, valorizar, qualificar, nos dedicar a eles. A excelência só é alcançada se as mãos estiverem sempre juntas com todos se apoiando. Só caminhamos para frente em equipe”, reforça.
Inclusão
Outros programas, além dos Destaques do Mês e do Crescimento Profissional, ajudam a promover o desenvolvimento e a valorização do colaborador. Um deles é o Programa de Apadrinhamento, que garante aos recém-contratados uma espécie de mentor nos 30 primeiros dias de trabalho. Também há o Plantão Psicológico, que oferece acolhimento psicológico à equipe; e os Aniversariantes do Mês.
A inclusão de profissionais com deficiência é outro foco nas ações dos Recursos Humanos. Há um edital constantemente aberto em busca de pessoas com deficiência. Além do processo seletivo permanente, também há ações sobre o tema na rotina das unidades, a fim de tornar o ambiente de saúde cada vez mais inclusivo.