Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Quadro com telas em miniatura.

Colaboradores relatam experiência de participar do programa nacional de combate à sepse

Getting your Trinity Audio player ready...

A programação faz parte da I Semana Integrada de Segurança do Paciente, que segue até sexta-feira, 17/09

Como parte da programação da I Semana Integrada de Segurança do Paciente do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, foi realizada, na noite de segunda-feira, 13/09, uma live no canal do YouTube do instituto, com o tema “Sepse – conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção”. O assunto foi escolhido porque no dia 13 de setembro comemora-se o Dia Mundial da Sepse.

Na ocasião, os colaboradores das UPAs – Unidades de Pronto Atendimento Trapiche da Barra e Benedito Bentes, ambas localizadas em Maceió, foram os convidados da conversa ao vivo, mediada pela jornalista Bianca Teixeira.

Contribuição

A experiência das UPAs de Alagoas no projeto nacional de identificação e tratamento precoce da sepse, coordenado pelo Hospital Sírio-Libanês, em parceria com o Ministério da Saúde, foi um dos destaques do bate-papo.

“Das 60 UPAs que havia no Brasil, em 2019, escolheram 10% para participar deste projeto. Então as UPAs Benedito e Trapiche da Barra foram inseridas, e foi quando tudo começou. Nós já tínhamos um protocolo, mas melhoramos com as ferramentas que nos foram apresentadas”, explicou Caroline Rodrigues Leite, enfermeira e coordenadora assistencial da UPA Trapiche da Barra.

Ela também ressaltou que o protocolo de sepse adotado nas unidades foi uma construção formada principalmente pela equipe assistencial. “Nós, que compomos a gestão, só demos o pontapé, mas quem foi ditando o caminho para chegar onde estamos foram eles”.

Sinais

Jamerson Calheiros, técnico de Enfermagem na UPA Benedito Bentes há seis meses, compartilhou sua experiência e disse que a adoção do protocolo é fundamental para diminuir o índice de mortalidade.

Ele também lembrou que qualquer funcionário da unidade está apto a abrir o protocolo, caso identifique que os sinais vitais do paciente estejam irregulares. “Por isso estamos sendo constantemente treinados, para saber quando um paciente chega à UPA com sepse e agilizar o tratamento”, disse.

Pandemia

Um momento desafiador levantado pelos colaboradores durante o bate-papo foi a covid-19, que contribuiu para o aumento do problema dentro das unidades de saúde. “A primeira hora é primordial para salvar a vida do paciente. Durante a pandemia, isso foi ainda mais desafiador, pois os sintomas de pacientes graves do coronavírus eram semelhantes aos causados pela sepse, mas graças aos treinamentos e ao protocolo adotado, enfrentamos as dificuldades”, disse Ana Raquel, enfermeira na UPA Trapiche.

Para finalizar a conversa, os colaboradores fizeram uma reflexão sobre a importância da integração e dedicação de toda a equipe para que o protocolo de sepse continue sendo um case de sucesso nas unidades.

“Toda a equipe se doou para a implantação do protocolo, todos tiveram consciência da importância de que o projeto tinha que dar certo. Sem dúvida, os resultados de hoje são fruto do esforço e engajamento de todos”, concluiu Jeani Santos, enfermeira na UPA Benedito Bentes.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.