Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Foto com fundo amarelo. Há um profissional da saúde, usando um medidor de pressão no braço. Ele olha assustado para tela de resultado.

Cuidando de quem cuida – ISAC prepara dicas para profissionais combaterem a pressão alta

Getting your Trinity Audio player ready...

E-book reúne 15 dicas para evitar problemas como infarto e AVC

Quem se dedica a salvar vidas acaba experimentando uma rotina de muita pressão e, quase sempre, pouco tempo para cuidar da própria saúde. Isso abre caminho para maus hábitos como sedentarismo e alimentação desequilibrada, fatores de risco para o surgimento da hipertensão arterial, uma das principais causas de doenças cardiovasculares no Brasil.

Buscando sensibilizar os profissionais para o autocuidado e assim, o combate à pressão alta, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania preparou o e-book “Hipertensão, o silêncio da doença é o grito de alerta para a vida”.

O material reúne 15 dicas de cuidado com a saúde, que vão desde a importância da prática regular de atividade física, controle de estresse, qualidade do sono até o tempo de uso de tela de computadores e smartphones.

O alerta para o cuidado

O alerta é direcionado para os profissionais da saúde, mas pode ajudar qualquer pessoa a diminuir os fatores de risco para a doença ou, no caso de quem já entrou para as estatísticas de hipertensos no Brasil, controlar o problema.

Para José Maria Filho, superintendente técnico do ISAC, a hipertensão arterial é consequência do nosso jeito de tratar o corpo.

“A vida é corrida para todos nós, por isso, muitas vezes, é fácil descuidar de si. E é preciso atentar também para o histórico familiar. No caso da hipertensão, o fator genético é importantíssimo. E a gente viu isso no perfil epidemiológico dos nossos colaboradores. Muitos deles têm histórico familiar da doença. Então, quando fazemos uma ação como essa, estamos cuidando de quem cuida. A prevenção é sempre o melhor caminho”, explica o superintendente técnico do ISAC.

Paralelo ao lançamento do e-book, o ISAC promoverá um bate-papo entre especialistas da área para tirar dúvidas sobre o tema. O encontro virtual, que é aberto para todos, acontecerá na próxima segunda-feira, 27/12, às 19h37, no programa ISAC Saúde. A conversa será mediada pelo cardiologista e gestor de Assistência e Qualidade do ISAC, Vinicius Menezes, com transmissão pelos canais do Instituto no YouTube, LinkedIn e Facebook.

O que é a hipertensão arterial?

A pressão arterial é a força que o sangue faz quando circula pelas artérias. Em pessoas hipertensas, essa pressão é acima do normal, o que acaba danificando as paredes das artérias, que se tornam rígidas e estreitas.

Isso facilita o acúmulo de gordura e a formação de coágulos que podem entupir a artéria do coração, provocando um ataque cardíaco. Outra possibilidade é o deslocamento desse coágulo para um vaso do cérebro, aumentando o risco de ocorrer um AVC – Acidente Vascular Cerebral.

Os rins também sentem o reflexo da hipertensão. O descontrole da pressão arterial pode lesionar as artérias do órgão a ponto dele perder progressivamente a capacidade de filtrar o sangue.

A pressão arterial considerada normal marca 12 por 8. Já a pressão alta é igual ou acima de 14 por 9.

Segundo a SBC – Sociedade Brasileira de Cardiologia, quando associado ao controle do colesterol, à alimentação saudável e à prática de exercícios, o tratamento da hipertensão pode reduzir em até 80% o risco de doenças cardiovasculares.

Foto com fundo amarelo. Há um profissional da saúde, usando um medidor de pressão no braço. Ele olha assustado para tela de resultado.

 

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.