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Cultura de Qualidade é tema de mais uma edição do projeto Vivências

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Gestão da Qualidade é fundamental para a melhoria do serviço prestado ao usuário

Os profissionais do setor de Qualidade que atuam nas unidades gerenciadas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania participaram de uma nova edição do projeto Vivências. Dessa vez, o bate-papo teve o objetivo de compartilhar as histórias de quem desempenha um papel fundamental dentro dos serviços de saúde para fortalecer a Cultura da Qualidade e proporcionar a melhoria contínua do cuidado.

O encontro foi transmitido ao vivo no canal do ISAC no YouTube e mediado pelo médico Vinicius Menezes, CEO da Vital Gestão e gestor de Assistência e Qualidade do ISAC.

Participaram ainda da conversa Gustavo Lima, da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Benedito Bentes, em Maceió; Gessyca Dallet, que atua na UTI – Unidade de Terapia Intensiva Covid-19 do Hospital Regional de Gurupi, no Tocantins; Flavianne Estrela, do Hospital Ib Gatto Falcão, em Alagoas; Caroline Leite, da UPA Trapiche da Barra, em Maceió; Rayssa Gomes, do Hospital Municipal de Araguaína; Cristiane Alves, da UPA Anatólio Dias, no Tocantins; Elaine Monteiro, Bruna Coimbra e Débora Bicalho, do Hospital Estadual de Combate à Covid-19, no Tocantins; e Mariane Zandra e Mariana Vettorazzi, da UPA Santa Paula, em Ponta Grossa.

“Prezamos pela Cultura da Qualidade no Instituto, buscando a melhora contínua junto aos colaboradores. Tudo isso para que a gente tenha um cuidado efetivo, seja ele na assistência direta ao paciente ou nas áreas de apoio. A gestão da Qualidade vem nessa proposta de operacionalizar de maneira eficiente, de forma que o paciente tenha uma experiência positiva e humanizada”, disse Gustavo Lima.

Monitoramento

Para garantir o cuidado com a saúde e segurança por meio da adoção de boas práticas e implantação de uma cultura que valoriza a atitude segura, as equipes de Qualidade atuam com o foco principal na prevenção. A ideia é estar sempre um passo à frente para evitar possíveis intercorrências ou situações que possam gerar riscos para o colaborador. O envolvimento de todas as áreas nesse processo é de suma importância para o desenvolvimento efetivo do trabalho.

“Todas as notificações precisam ter uma tratativa e devolutiva para as áreas. Isso para que as equipes possam ter a percepção que as implementações estão fazendo sentido. Quando pensamos na segurança do paciente, temos que buscar a implementação dos fluxos de forma simplificada, desburocratizada e, de preferência, unificada. Quando olhamos por essa perspectiva facilita a avaliação das equipes nas pontas”, assinalou Vinícius Menezes.

Capacitação do time

O cuidado com a qualidade assistencial vai além da adoção das práticas e fluxos técnicos. Desenvolver o olhar de forma integralizada de todos os colaboradores da unidade ajuda na promoção mais eficaz das medidas. Essa visão mais ampla é desenvolvida com a capacitação constante das equipes de saúde.

“Com os treinamentos, a gente consegue alinhar com a equipe para garantir uma assistência cada vez mais segura aos nossos pacientes. Já iniciamos uma série de treinamentos para que todos os colaboradores possam atuar dentro do padrão ISAC”, pontuou Mariana Vettorazzi.

“O principal desafio é conseguir, por meio dos treinamentos, fazer com que as diferentes categorias de atuação da unidade entendam que todos são responsáveis por essa qualidade. Nosso objetivo é fazer com que todos tenham a percepção de que essa atribuição transcende a equipe de assistência e que, com a contribuição conjunta, conseguiremos prestar um cuidado de excelência”, complementou Débora Bicalho.

Acompanhamento

Acompanhar os processos implantados e avaliar continuamente se os fluxos e ferramentas utilizadas estão apresentando os resultados esperados também faz parte da atuação da equipe de Qualidade.

“É um importante papel desempenhado pelos gestores da Qualidade nas unidades fazer a auditoria contínua dos processos. É necessário acompanhar de perto e constantemente se os fluxos implantados estão sendo seguidos, e incentivar as equipes a valorizar cada um dos processos implementados para melhoria da assistência”, frisou Caroline Leite.

Acreditação

O bom trabalho desenvolvido pelo time de Qualidade, conjuntamente com as demais áreas das unidades ISAC, já apresenta resultados. No início de julho, a UPA Trapiche da Barra, em Maceió, conquistou o selo Nível 2 – Acreditado Pleno da ONA – Organização Nacional de Acreditação.

“A Qualidade tem como meta assegurar a melhoria contínua dos processos. O resultado é percebido no dia a dia com a assistência cada vez melhor. E a construção de um ambiente de trabalho favorável em que podemos contar com a contribuição de todos é fundamental para conseguirmos ajustar os detalhes e conquistar a acreditação”, finalizou Tayssa Gomes.

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