Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Cultura do autocuidado é a arma mais eficaz de evitar disseminação da Aids

Getting your Trinity Audio player ready...

‘Cuidar de si é a maior prova de amor’ é o mote criado pelo ISAC para o Dezembro Vermelho

A cada 15 minutos uma pessoa é infectada pelo vírus HIV no Brasil. O dado alarmante divulgado pelo Ministério da Saúde poderia ser evitado por meio de uma prática simples: a prevenção.

Com o objetivo de chamar atenção para importância do autocuidado, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania aderiu ao Dezembro Vermelho, mês que marca a mobilização em todo planeta para prevenção da Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

“O autocuidado é a atitude certa para viver com segurança e bem-estar. A prevenção depende das nossas escolhas pessoais e a primeira delas deve ser evitar situações de risco. Se prevenir continua sendo a melhor maneira de evitar a Aids ou qualquer outra IST. Promover saúde e uma cultura do cuidado faz parte do Jeito ISAC de Ser. Por isso estamos engajados no movimento pela vida e na luta contra o preconceito”, destacou Vinícius Menezes, gestor de Assistência e Qualidade do ISAC.

Prevenção

Cuidar de si é a maior prova de amor. Quando o assunto é prevenção, evitar situações de risco deve ser a primeira escolha. A prática de sexo seguro com o uso do preservativo tanto feminino quanto masculino continua sendo a melhor forma se manter livre da contaminação.

Para os casos onde o indivíduo teve uma possível exposição ao vírus, unidades de urgência e emergência de todo o país dispõem da Profilaxia Pós-Exposição. No método que tem ação eficaz em até 72 horas após possível infecção, são intervenções biomédicas baseadas no uso de antirretrovirais.

Diagnóstico

Conhecer o quanto antes a sorologia positiva para o HIV aumenta muito a expectativa de vida e é importante para quebrar precocemente a cadeia de transmissão do vírus. Quem se testa com regularidade, busca tratamento no tempo certo e segue as recomendações da equipe de saúde ganha muito em qualidade de vida.

Em todo país, o Sistema Único de Saúde oferece o teste rápido para diagnóstico do HIV feito a partir da coleta de sangue ou por fluido oral. O exame pode ser feito de forma anônima e o resultado sai em até 30 minutos.

Tratamento

Classificada como doença crônica, a Aids requer um cuidado contínuo. O SUS oferta tratamento integral ao portador da doença por meio de equipes multidisciplinares e uso de medicamentos antirretrovirais. Com o acompanhamento continuado e ininterrupto, o portador de HIV pode viver com uma boa qualidade de vida e com a doença controlada.

Preconceito

A Aids ainda é uma doença cercada de estigmas e preconceito. A exclusão social faz com que as pessoas demorem para fazer testes e procurar tratamento precocemente. Deixar o medo e a discriminação de lado é a melhor forma de vencer a luta contra a Aids.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.