Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Uma criança com Síndrome de Down está sentada em um tablado azul. Atrás dela, está sentada uma mulher com farda azul claro. Ao fundo, vários equipamentos de Fisioterapia.

Dia Mundial da Síndrome de Down: História de pai e filha traz inspiração

Getting your Trinity Audio player ready...

Em 21 de março, é celebrado o Dia Mundial da Síndrome de Down, data de sensibilização global que visa garantir as mesmas oportunidades para todas as pessoas

O dia ainda está amanhecendo quando o servidor público, Rodrigo de Almeida, 38 anos, e sua filha, a pequena Ivilla Raab, 05 anos, saem de casa para mais uma sessão de Fisioterapia. Moradores do município baiano de Valente, cidade localizada a 250 quilômetros de Salvador, pelo menos duas vezes por semana pai e filha se deslocam para capital baiana para serem atendidos pelas equipes de reabilitação do Multicentro de Saúde Carlos Gomes.

Ivilla Raab tem Síndrome de Down e desde agosto de 2021 é assistida pelas equipes especializadas da unidade ambulatorial custeada pela Prefeitura de Salvador e sob gestão compartilhada do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.

Rodrigo afirma que todo o esforço é recompensado por cada avanço conquistado por sua filha. O acolhimento humanizado recebido na unidade também fortalece a família a continuar o tratamento. “São quase oito meses de tratamento e é notório o quanto Ivilla já conseguiu ter de desenvolvimento. A forma com que somos tratados por todos do Multicentro, desde a recepção até os profissionais de saúde, é muito importante para nos dar força e ânimo para continuar firme com o tratamento. Sou muito grato a todos pelo carinho”, explicou.

Autonomia

Ivilla Raab, além de ter a Síndrome de Down, tem autismo. Mesmo com os desafios para proporcionar a qualidade de vida e maior autonomia para filha, Rodrigo encara a situação com leveza e muito amor.

“Por causa do quadro de autismo, a carga de terapia que Ivilla precisa é muito maior que de outras crianças com Down. Muita gente imagina que é muito doloroso ter uma filha com Síndrome de Down. Realmente é uma rotina que demanda maiores cuidados, mas não encaro isso como um fardo. Pelo contrário, é uma alegria ver nossa filha crescendo e se superando”, declarou.

Acompanhamento multidisciplinar

Garantir a autonomia pessoal da pessoa com Síndrome de Down é um dos principais objetivos do acompanhamento multidisciplinar do paciente. O intuito é assegurar que o indivíduo tenha a capacidade de executar por si só ou sob supervisão de outros, atos cotidianos básicos como alimentar-se, fazer a higiene pessoal, vestir-se, trabalhar, estudar, entre outras atividades.

“Atuamos de forma coordenada para o desenvolvimento das desordens neuropsicomotoras relacionadas à Síndrome. São fisioterapeutas, médicos clínicos e especialistas, psicólogos e fonoaudiólogos que atuam juntos em prol da qualidade de vida desse paciente. Tudo isso para garantir ganhos e aquisições motoras adequadas a cada idade, adequação ao tônus muscular e prevenção de deformidades. O resultado, muitas vezes, são pessoas que tem acesso ao emprego e a uma vida independente com apoio”, explicou Larissa Santos, fisioterapeuta infantil do Multicentro Carlos Gomes.

Dia Mundial da Síndrome de Down

Em 21 de março, é celebrado o Dia Mundial da Síndrome de Down. Instituída oficialmente pelas Nações Unidas desde 2012, a data de sensibilização global visa garantir que os indivíduos com a condição genética tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas.

A Síndrome de Down é uma alteração genética e é a primeira causa conhecida de discapacidade intelectual, representando aproximadamente 25% de todos os casos de atraso intelectual no mundo.

Estima-se que no Brasil ocorra 1 em cada 700 nascimento, totalizando cerca de 270 mil pessoas com Síndrome de Down.

Assistência

O Multicentro de Saúde Carlos Gomes oferta ao beneficiário da rede SUS – Sistema Único de Saúde acolhimento especializado para as pessoas com Síndrome de Down como: atendimento em Fisioterapia, Fonoaudiologia, Neurologia e Psicologia.

Para ter acesso aos serviços, o cidadão pode se dirigir a uma das 156 unidades básicas da rede municipal de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados, das 8 às 17 horas, portando o cartão SUS e a requisição médica com a indicação da especialidade prescrita para consulta.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.