Getting your Trinity Audio player ready...
|
O câncer não tem idade, sexo, cor, ou classe social, por isso os exames preventivos são fundamentais
O Dia Rosa do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania de Araguaína, no Tocantins marcou o encerramento da campanha do Outubro Rosa no Hospital Municipal de Campanha – HMC. Teve café da manhã reforçado, espaço decorado, entrega de brindes para todas as colaboradoras da unidade e palestra de sensibilização sobre os perigos do câncer de mama.
A enfermeira Beibiane Garcia dividiu seus conhecimentos e buscou conscientizar as presentes da importância do diagnóstico precoce, de que quando o câncer de mama é descoberto bem no início, as chances de cura aumentam bastante.
“O câncer não tem idade, sexo, cor, ou classe social. Sempre falo que o preventivo é muito importante e o autoexame das mamas tem que ser feito quando a mulher inicia a vida sexual, sendo ela ativa ou não”, destacou.
Mas Beibiane lembrou que só o autoexame não é o suficiente. A mulher precisa visitar o médico regularmente para fazer outros exames, como o ultrassom das mamas e a mamografia.
Já o médico ginecologista, Josué Moura, falou da importância do autocuidado feminino e da prevenção do câncer de colo de útero, além de indicar o melhor período para a realização do autoexame.
“A recomendação é de que a mulher se examine inspecionando as duas mamas de 7 a 10 dias após o término do período menstrual, ou 7 dias antes desse período. Ela deve ter cuidado se examinando de frente ao espelho fazendo a procura ativa de nódulos ou presença de retrações nas mamas”, explicou.
O especialista destacou que, caso algum “carocinho” seja encontrado, é preciso procurar ajuda médica urgente.
Um aprendizado que fica
“Nunca fiz o autoexame, então a palestra trouxe um alerta para que eu seja mais precavida. Acaba que na correria do dia a dia esses cuidados passam despercebidos, então a fala dos especialistas trouxe a reflexão de que eu preciso me tocar mais, me olhar com mais atenção para que eu possa ter um cuidado preventivo maior”, finalizou a auxiliar administrativa Talita Silva.
Movimento pela Vida
Neste ano, as campanhas do Outubro Rosa e do Novembro Azul fazem parte do projeto Cuidar e Prevenir, integrante do Movimento pela Vida.
O objetivo é unir homens e mulheres em um só laço de cuidados para si para que assim possam cuidar de quem ama. As ações visam promover saúde sensibilizando para o fato de que é preciso ter autocuidado. Somente assim será possível estar um passo à frente sem ser pego de surpresa com um problema mais grave