Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Diálogos de Integridade discute como a organização se fortalece com o antirracismo

Getting your Trinity Audio player ready...

Programa do ISAC, promovido pelo Comitê de Integridade, busca fortalecer a cultura de integridade na instituição

Palavras, atitudes, comportamentos e pensamentos que estão presentes na rotina de uma organização e que podem ser classificados como ato racista. É preciso conhecer para refletir, questionar, aprender e mudar.

Com o objetivo de melhorar o ambiente integrativo das suas unidades, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania criou o programa Diálogos de Integridade. Na edição desta sexta-feira, 31 de março, a iniciativa trouxe à tona o tema “Integridade e Racismo.

Realizado de forma híbrida, com encontros nas unidades e transmissão on-line, o bate-papo foi conduzido por Glauco Figueiredo, que é defensor do fortalecimento reputacional por meio de práticas reais. Com mais de 18 anos no segmento de Comunicação Corporativa, o jornalista, que trabalha como consultor em diversidade e inclusão, ajuda instituições a atuarem com o Social na jornada da integridade.

Durante a apresentação, Glauco abordou a história da raça negra, pontuando os desafios no ambiente social e corporativo. A ideia foi mostrar o quanto a população negra, muitas vezes, está ausente dos altos cargos. Quando são mulheres negras, esse cenário é mais preocupante ainda.

“Trazer essa conversa para o ambiente do ISAC, de saúde, é muito importante. Ainda temos na nossa sociedade uma leitura de pertencimento única e precisamos trabalhar a diversidade de pensamentos, pontos de vistas. O Instituto está de parabéns por provocar essa mudança, por sair do lugar comum. Numa rápida pesquisa, vemos o tanto de casos envolvendo profissionais de saúde e atos de racismo, e é urgente mudar a forma de olhar a vida”, pontua o consultor.

Na plateia, além da alta liderança (diretores, gerente ambulatorial, líderes de áreas corporativas e de apoio técnico especializado), que participa desde a primeira edição do programa, realizada em agosto de 2022, uma novidade: a equipe de média liderança das unidades, como coordenadores e supervisores.

Para Yasmyny Cahet, gestora de Qualidade do ISAC, o momento foi especial. “Sempre estudamos a história do lado europeu. Sabemos nossas descendências francesas, alemãs e holandesas. Mas, e nossas origens africanas? O apagamento histórico foi algo terrível que sofremos! Perdemos a sensação de pertencimento. As pessoas negras foram castradas de todas as formas e tá aí o racismo estrutural de herança daqueles tempos sombrios”, destaca.

Diálogos de Integridade

O Dialógos de Integridade é um programa do ISAC, promovido pelo Comitê de Integridade, que busca fortalecer a cultura de integridade da instituição.

Como ele funciona?

Toda sexta-feira, a alta liderança e os líderes das áreas de apoio técnico se reúnem para falar sobre um tema, a partir de uma roda de conversa virtual.

São debatidas situações diversas, e tudo para preparar a liderança para atuar de forma íntegra, honesta, transparente, acessível e dentro da legalidade.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.