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Em 7 dias, PAI supera expectativa de atendimento em mais de 96%

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Antes do PAI, o atendimento era na UPA e com um média por dia de 58 pacientes. Agora, a média diária é de 118.

O PAI– Pronto Atendimento Infantil de Araguaína contabilizou nos seus primeiros sete dias de funcionamento 766 atendimentos. Isso significou superar em mais de 96% os atendimentos que eram realizados na UPA Anatólio Dias Carneiro. Em um comparativo, a média diária de atendimentos pediátricos em 24h na UPA entre os anos de 2019 e 2021 foi de 60.  No PAI, em 118.

Meire Fonseca, superintende do Instituto Saúde e Cidadania – ISAC, que está à frente do processo de implantação da unidade, conta que, nesse período foram registrados muitos casos que deveriam ser direcionados a uma UBS – Unidade Básica de Saúde. “Como o PAI é uma novidade e exclusiva para crianças, os pais optaram por trazer seus filhos mesmo sendo um caso que deveria receber o acompanhamento na unidade de saúde mais próxima da casa da família”, explica.

Para se ter uma ideia, dos 766 atendimentos, cerca de 48 eram de Pulseiras Azuis, os classificados em não urgentes, ou seja, que podem esperar mais tempo. E 562 eram Verdes, que significa casos de urgência menor e com capacidade de aguardar em um tempo emergencial maior. Ao todo, 610 casos atendidos no PAI tinham o perfil de UBS.

Sobre o PAI

O espaço é a única unidade de urgência e emergência pediátrica no Tocantins a oferecer atendimento especializado para crianças de Araguaína e região. A unidade é custeada pela Prefeitura Municipal, vinculada ao SUS – Sistema Único de Saúde, e gerida pelo ISAC- Instituto Saúde e Cidadania.

“Nestes primeiros dias, o Instituto segue implantando um amplo processo de melhoria de fluxos e modernização da assistência com a utilização de ferramentas que dão mais agilidade e eficiência nos atendimentos”, ressalta Meire Fonseca, superintendente geral do ISAC.

Quando procurar o PAI?

O PAI funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. É importante saber identificar os casos que necessitam de um atendimento de urgência e aqueles que podem ser resolvidos em uma consulta pediátrica na unidade básica de saúde.

Sintomas como febre que não baixa e sinais de apatia, diarreia e sinais de desidratação, reações alérgicas intensas, problemas respiratórios, intoxicação são sinais de alerta e de necessidade de um atendimento mais especializado.

Além disso, acidentes domésticos ou quedas que causem ferimentos profundos, queimaduras graves também devem ser tratadas como emergências médicas.

Dentro do padrão de atendimento ISAC, os pacientes serão identificados logo na entrada, mediante avaliação, com pulseiras coloridas. Cada cor significa uma gravidade e possibilidade de espera diante do fluxo da unidade.

Quando procurar uma Unidade Básica de Saúde?

As Unidades Básicas de Saúde são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde. O objetivo é atender os problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais.

Numa UBS, é possível ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas à criança e isso inclui: fazer curativos, inalações, tomar vacinas, coletar exames laboratoriais, ter tratamento odontológico, receber medicação básica e ser avaliado para encaminhamento com especialista.

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