Getting your Trinity Audio player ready...
|
As cirurgias são eletivas e marcadas pela central de regulação do município
A reativação do centro cirúrgico do Hospital Bom Jesus, em Águas Lindas de Goiás, fez a fila de vários procedimentos eletivos andar. Em seis meses de funcionamento, mais de 200 cirurgias foram feitas, beneficiando mais de 180 pacientes.
“Hoje, conseguimos fazer hernioplastia inguinal, umbilical e incisional, além de colecistostomia. Realizamos também algumas cirurgias ortopédicas de pequeno porte. Tudo com agendamento, porém em casos de urgências, o centro cirúrgico tem plena capacidade para realizar o procedimento sem gerar risco para o paciente”, explica o doutor Augusto Bucar, diretor técnico do Hospital Bom Jesus.
A revitalização do espaço faz parte do processo de melhorias da unidade hospitalar adotado pela Prefeitura Municipal de Águas Lindas e pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, Organização Social que faz a gestão compartilhada do hospital. No primeiro semestre, o lugar passou por uma rigorosa reforma onde toda a estrutura foi modernizada e adaptada com equipamentos tecnológicos que proporcionam mais conforto e segurança para a equipe médica e também para os pacientes.
O Centro Dr. Ubiratan Carneiro da Silva, que homenageia o médico pioneiro na cidade e ex-proprietário responsável pela fundação do primeiro Hospital Bom Jesus, conta ainda com uma empresa terceirizada que faz a retaguarda necessária para o fornecimento e armazenamento de bolsas de sangue que são utilizadas, quando preciso, nos procedimentos.
“ Dessa forma, o centro atende todos os rigorosos critérios de segurança aplicados pelo modelo de governança assistencial do ISAC”, destaca o diretor técnico.
Jeito ISAC de cuidar
Desde o início da gestão ISAC, em julho de 2021, a unidade passou por mudanças significativas para melhorar a qualidade da assistência ofertada à população. Nesse período, o Hospital Bom Jesus também ganhou uma reveladora digital de Raio X, que oferece maior agilidade e precisão diagnóstica em relação ao equipamento anterior.
No setor de Eletrocardiograma, o hospital passou a emitir o laudo em até dez minutos, graças à contratação de um serviço especializado de Telemedicina.
A melhoria dos atendimentos tem gerado a busca de pacientes de outros municípios vizinhos a Águas Lindas ao Hospital Bom Jesus.
“E continuamos trabalhando para melhorar sempre, buscando a excelência para quem nos procura em momentos que sabemos que são difíceis. Em breve, novas cirurgias devem entrar no roll de procedimentos realizados pelo centro, ampliando ainda mais os atendimentos”, pontua George Silva, diretor-geral do Hospital Bom Jesus.
Sobre o hospital
Com capacidade de realizar cerca de 600 atendimentos por dia, o Hospital Bom Jesus é um dos principais equipamentos de saúde de Águas Lindas de Goiás e região.
Ele atende casos de baixa e média complexidades e oferta os serviços de internação e pronto atendimento de urgência e emergência para Ortopedia e Clínica Médica.
O Hospital funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, seguindo um modelo de governança assistencial que garante à população uma assistência humanizada, segura e de qualidade.,