Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Uma pessoa da equipe do Multicentro Carlos Gomes está à frente do projetor de apresentação. Do lado direito da foto aparece uma mulher com uma criança no colo. Ambos estão de costas para a câmera.

Encontro reúne familiares de autistas para compartilhar histórias de superação

Getting your Trinity Audio player ready...

Evento foi promovido pela equipe multidisciplinar do Multicentro Carlos Gomes

Criar um espaço para compartilhar experiências e disseminar informações sobre o TEA – Transtorno Espectro Autismo. Este foi o objetivo da Manhã Azul, evento promovido pela equipe multidisciplinar do Multicentro Carlos Gomes, unidade custeada pela Prefeitura de Salvador e gerenciada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.

A ação reuniu familiares de pessoas com autismo atendidas na unidade ambulatorial. O intuito foi facilitar a troca de experiências entre pessoas que convivem diariamente com as descobertas, os desafios e as superações que envolvem o cuidado com o portador de autismo.

“Proporcionamos um momento onde os pais pudessem ter uma melhor integração entre eles. Aquelas pessoas que têm maior experiência puderam compartilhar seus relatos de vida como forma de incentivo a todos os participantes. A lição que fica é que o diagnóstico não é sentença e toda criança tem suas potencialidades, basta ela ser desenvolvida e a família acreditar nesse desenvolvimento”, explicou Sheila Dias, fonoaudióloga no Multicentro Carlos Gomes.

Inspiração

É possível vencer. A ativista Marleide Nogueira compartilhou a história emocionante de superação que enfrentou com o filho. Igor Nogueira, hoje com 26 anos, foi diagnosticado aos sete anos de idade com autismo do nível moderado. O esporte foi a maneira encontrada pelo jovem para superar as limitações e se tornar um campeão dos tatames. O baiano foi medalhista mundial de Jiu-Jitsu em Abu Dhabi, em 2018.

“Independente do autismo dos nossos filhos existe um ser humano cheio de potenciais e talentos. O importante é identificar o que ele gosta de fazer e estimular. Sim, é possível vencer!”, incentivou Marleide.

Mãe do pequeno Erick Conceição, de 5 anos, que realiza acompanhamento multidisciplinar no Multicentro Carlos Gomes, a dona de casa Caroline Conceição afirmou que histórias compartilhadas ajudam a fortalecer ainda mais os familiares das crianças com autismo.

“Descobri que Erick tinha autismo quando ele tinha dois anos e meio. Foi um pouco assustador no início, mas com o apoio da equipe de saúde, consegui descobrir o quanto meu filho é capaz. Ouvir as histórias de outras mães foi muito importante para a gente saber que podemos contar umas com as outras”, ressaltou.

Apoio jurídico

O advogado especialista em Direito Previdenciário, Bruno de Almeida Freitas, também participou do evento para trazer informações sobre os direitos das famílias dos autistas.

“As famílias categorizadas como de baixa renda podem pleitear um benefício previdenciário, destinado às pessoas com deficiência que estão impossibilitadas de participar e se inserir em paridade de condições com o restante da sociedade”, pontuou o jurista.

Assistência

O Multicentro Carlos Gomes oferta ao beneficiário da rede SUS – Sistema Único de Saúde acolhimento especializado para portadores de autismo como: atendimento em Fisioterapia, Fonoaudiologia, Neurologia e Psicologia.

Para ter acesso aos serviços, o cidadão pode se dirigir a uma das 156 unidades básicas da rede municipal de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados, das 8 às 17 horas, portando o cartão SUS e a requisição médica com a indicação da especialidade prescrita para consulta.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.