Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Enfermeiros e técnicos de enfermagem do ISAC são homenageados em Araguaína

Getting your Trinity Audio player ready...

Evento recebeu colaboradores de todas as unidades gerenciadas pelo Instituto na cidade

Demonstrar gratidão e reconhecer a importância de quem vive a missão de construir uma saúde pública eficiente e resolutiva. Foi com este objetivo que o ISAC- Instituto Saúde e Cidadania encerrou as celebrações pela Semana da Enfermagem em Araguaína, no estado do Tocantins.

Na cidade, o Instituto gerencia quatro unidades: a UPA- Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro; o Hospital Municipal; o AME- Ambulatório Municipal de Especialidades; e o PAI- Pronto Atendimento Infantil.

Na última sexta-feira, dia 20 de maio, data em que se comemora o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, a organização social reuniu os colaboradores enfermeiros e técnicos de enfermagem em um evento no Senac- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial da cidade.

Após serem acolhidos pelos supervisores e coordenadores, os convidados participaram de uma programação que incluiu palestras, roda de conversa e apresentação cultural.
Para Márcia Carvalho, diretora administrativa e financeira do ISAC em Araguaína, o encontro foi uma forma de expressar agradecimento. “Pelo brilhante trabalho que eles prestaram pra gente durante todo esse tempo”, ressalta.

Programação

A roda de conversa com discussão de caso prático com o tema respeito foi um dos pontos altos do evento. Tendo como mediadoras as psicólogas clínicas, Maisa Martins, e organizacional, Bárbara Barbalho, a iniciativa quis avaliar a postura ética e assertiva do profissional diante de uma situação corriqueira.

“Serviu pra preparar as pessoas para caso aconteça situações de violência, de desrespeito, que eles saibam o que fazer, que medidas tomar, quem procurar para proteger o profissional”, explica Maisa Martins Lopes Araújo, psicóloga.

Valorização profissional

A semana da enfermagem é uma semana importante que ressalta ainda mais o valor do profissional para a existência das unidades de saúde. Técnica de enfermagem na UTI Pediátrica do HMA, Erlaine Conceição dos Santos Silva, reconhece a valorização.

“Com certeza, O ISAC tem super se esforçado para nos colocar pra cima o tempo todo, para nos incentivar com palestra, com cursos o tempo todo pra gente não cair numa rotina e desanimar, então, sempre incentivam a gente”, diz.

Segundo Adriano Rocha Silva, gerente de enfermagem das unidades ISAC em Araguaína, toda manifestação de reconhecimento é de emocionar. “De várias formas os colaboradores sentem essa valorização. Entre as várias programações que existem, como a valorização do colaborador, o trabalho do RH junto com o destaque do mês, tudo pra dizer o quanto são importantes. Eles se sentem valorizados a partir daí”, acredita.

Já esperando pelos próximos encontros, Alaíne Lacerda de Oliveira, coordenadora de enfermagem da UTI Pediátrica do HMA, destaca que a gratidão vem de várias formas, dos mais pequenos gestos aos grandes eventos.

“Nós sabemos que a rotina diária da enfermagem não é uma rotina fácil, cada unidade tem a sua particularidade. Então, querendo ou não, a enfermagem demanda muito do profissional, independentemente de onde seja”, enfatiza.

Coordenadora de enfermagem da UPA Araguaína, Aricélia Silva Borges Carvalho fica feliz com esses momentos e com o que representam. “É importante esse reconhecimento para a equipe que espera isso. A equipe de enfermagem se doa a cada dia. Então, demonstrar que não é em vão, que quando ela faz a mais do que ela tá proposta a fazer em seu ambiente de trabalho significa que faz a diferença na vida do paciente”, defende.

 

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.