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Equipe de Saúde do Hospital Bom Jesus é homenageada por pacientes

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Satisfação é resultado da implementação de atendimento humanizado na unidade 

A rotina hospitalar é corrida e cheia de intercorrências. Mesmo com a carga de trabalho intensa, os verdadeiros profissionais de saúde seguem o propósito de oferecer cuidado com respeito e ética. Receber o reconhecimento por este trabalho é uma forma de carregar as baterias e continuar a missão. Em Águas Lindas, o carinho e reconhecimento chegaram em forma de uma homenagem feita à equipe de Saúde do Hospital Bom Jesus.

As palavras de carinho e reconhecimento são da auxiliar de necropsia Alessandra Rosa da Conceição. Por meio de publicação nas mídias sociais, ela agradeceu pela dedicação dos funcionários da unidade em salvar a vida do marido dela, o ajudante de transporte Elismar de Andrade Ferreira, 33. Ele sofreu um grave acidente no dia 29 de maio, após ser fechado por um carro. “Era domingo à noite e ele estava de moto a caminho de casa quando um carro bloqueou a passagem dele. Ele se desequilibrou e caiu”, conta a esposa.

Elismar teve um traumatismo craniano e foi encaminhado para o Hospital Bom Jesus. Lá, ele ficou na sala de estabilização e precisou entrar em coma induzido por quatro dias. “O caso dele foi muito grave e eu cheguei a pensar que ele não ia voltar mais. Foi Deus mesmo e a equipe para salvarem a vida dele. Foram dez dias de internação, e durante esses dias, todos os médicos, enfermeiras, técnicas nos trataram muito bem. Me deixaram entrar na sala e falar com ele, o que ajudou muito na recuperação. Ele reagiu porque deixaram eu falar com ele”, recorda.

Ainda de acordo com Alessandra, o momento da alta de Elismar foi repleto de afeto e emoção. “Poder olhar nos olhos de cada profissional e agradecer por todo o cuidado e a dedicação. Do auxiliar de limpeza à direção do hospital, não tenho nada a me queixar. Este Hospital mudou muito de uns tempos pra cá. Agora tem uma equipe nova, com profissionais realmente comprometidos com o cuidado e eu só tenho a agradecer por tudo”, resume.

Além de Elismar, outro caso de sucesso resultou em agradecimento, desta vez em formato de faixa. Esta semana, a paciente Ana Maria Neves, 54, prestou uma homenagem à equipe que cuidou dela e da filha em dois casos cirúrgicos delicados. “Há três meses eu precisei fazer uma cirurgia, pois estava com pedra na vesícula. Como a região estava muito infeccionada, eu precisei usar dreno e ficar internada por dez dias. Eu sentia muita dor, achava que não ia sobreviver, mas os médicos ficaram do meu lado o tempo todo, iam me ver, conversavam, diziam que tudo ia ficar bem”, conta.

Após receber alta, Ana Maria prometeu à equipe que faria uma homenagem como retribuição aos cuidados que recebeu. Porém, logo após se recuperar, a filha dela, Aline Neves, apresentou um quadro de aderência no estômago e foi internada com urgência no Hospital Bom Jesus. “O caso dela era muito grave, ela corria risco de morte. Mas graças a Deus os médicos agiram a tempo de salvar a vida dela. Só agora, depois de nós duas termos passado pelo pós-operatório é que eu pude homenageá-los. Esta é uma forma de eu demonstrar minha gratidão, não só pelo cuidado que eles tiveram comigo, mas principalmente pela minha filha”, resume.

Trabalho de Humanização 

Para George Lopes da Silva, diretor do Hospital Bom Jesus, casos de sucesso e reconhecimento como o de Elismar e Ana, são resultados da implementação de um trabalho de equipe focado na humanização do atendimento, proposta pela atual Gestão do Hospital.

“A nossa missão é oferecer um tratamento cada vez mais humanizado, por meio de uma equipe multidisciplinar que envolve além dos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, assistente social e psicólogo”, explica, complementado por Hisys Santos, Coordenadora Assistencial do Hospital Bom Jesus: “A gente costuma  falar que cada paciente que entra aqui na unidade tem que sair com uma história para contar. A satisfação do paciente é vinculada ao atendimento da expectativa dele. Porém, quando o atendimento vai além do que ele esperava, a gente diz que é uma história. E essas histórias são uma forma de motivar a equipe e de nos sentirmos reconhecidos, sabendo que demos o melhor de nós”, resume.

Segundo o George Lopes, o atendimento humanizado se intensificou com a inauguração do centro cirúrgico, em abril deste ano. “Nestes quase quatro meses de centro cirúrgico, incorporamos ainda mais valores como ética, segurança do paciente, valorização e respeito entre as pessoas, desde o âmbito da equipe até o paciente e familiares”, conta.

O diretor destaca, ainda, os principais pontos para um atendimento humanizado preconizados pelo Hospital Bom Jesus: “Ter empatia e entender o sofrimento do paciente, transmitir confiança e apoio ao paciente e família, esclarecer os procedimentos a serem realizados, cumprimentar e chamar pelo nome, tratando o paciente de forma individualizada, são pequenas ações que influenciam positivamente no quadro clínico do paciente”.

Satisfação em números

O tratamento diferenciado se reflete também em números. De acordo com os dados oferecidos pela Ouvidoria do Hospital Bom Jesus, a média de satisfação dos pacientes atendidos entre janeiro e junho de 2022 ficou em 92%. Só em junho deste ano, 64% dos pacientes consideraram o atendimento muito bom. Atualmente, a unidade é gerenciada pelo ISAC- Instituto Saúde e Cidadania.

O Hospital Bom Jesus funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana e fica localizado na Avenida Brasília, Conjunto B, Quadra 109, lote 30/32, s/n.

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