Getting your Trinity Audio player ready...
|
Atualização foi ministrada pelo Núcleo de Educação Permanente de Saúde do SAMU de Araguaína
Técnicos de Enfermagem, enfermeiros e médicos que atuam no HMA – Hospital Municipal de Araguaína e no PAI – Pronto Atendimento Infantil participaram nesta quinta-feira, 16/02, de um treinamento sobre Suporte Básico de Vida.
A atualização foi realizada pelo Núcleo de Educação Permanente de Saúde do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Araguaína. O objetivo principal foi atualizar os profissionais do HMA e do PAI em relação às técnicas de ressuscitação cardíaca e pulmonar pediátrica e de desobstrução das vias áreas superiores em possíveis ocorrências de urgência nas unidades.
O PAI e o HMA são unidades públicas de saúde gerenciadas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura de Araguaína.
“Garantir capacitação continuada às equipes faz parte dos pilares da gestão ISAC. Com isso, conseguimos promover a melhoria contínua da nossa assistência, sempre com foco na segurança do paciente e humanização dos acolhimentos”, explicou Elena Medrado, diretora técnica do HMA.
Maior integração entre as equipes assistenciais
De acordo com o médico do HMA, Flávio Salvador, a realização desse tipo de iniciativa é fundamental para aumentar a interação entre as equipes assistenciais que atuam no HMA e no PAI.
“O intuito é atualizar as equipes em relação às técnicas de suporte básico e trazer uma maior integração das equipes assistenciais. Iremos promover novas capacitações com o objetivo de gerar uma padronização maior dos acolhimentos nos nossos serviços”, afirmou.
Referência assistencial infantil
O HMA e o PAI são unidades de referência em assistência à saúde na infância. O PAI, por exemplo, é a única unidade de urgência e emergência pediátrica do Tocantins a oferecer atendimento especializado para crianças de Araguaína e região. Ele funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
O PAI possui três consultórios médicos para atendimento, uma ala de medicação e nebulização, uma sala para realização de pequenos procedimentos, uma farmácia, sala de raios X e salas amarela, vermelha e de isolamento.
Já o HMA é referência no atendimento pediátrico de alta complexidade no Tocantins. A unidade oferta os serviços de UTI – Unidade de Terapia Intensiva pediátrica, internação pediátrica, cirurgias pediátricas eletivas e de urgência e emergência.
O Hospital dispõe de 61 leitos, distribuídos entre enfermaria, estabilização e UTI. Também oferece exames de análises clínicas, radiografia, ultrassonografia, eletroencefalograma, eletrocardiograma e ecocardiograma. Além disso, externamente, são realizados os exames de ressonância nuclear magnética e tomografia computadorizada.