Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Equipes do PAI e do HMA participam de capacitação sobre Suporte Básico de Vida

Getting your Trinity Audio player ready...

Atualização foi ministrada pelo Núcleo de Educação Permanente de Saúde do SAMU de Araguaína

Técnicos de Enfermagem, enfermeiros e médicos que atuam no HMA – Hospital Municipal de Araguaína e no PAI – Pronto Atendimento Infantil participaram nesta quinta-feira, 16/02, de um treinamento sobre Suporte Básico de Vida.

A atualização foi realizada pelo Núcleo de Educação Permanente de Saúde do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Araguaína. O objetivo principal foi atualizar os profissionais do HMA e do PAI em relação às técnicas de ressuscitação cardíaca e pulmonar pediátrica e de desobstrução das vias áreas superiores em possíveis ocorrências de urgência nas unidades.

O PAI e o HMA são unidades públicas de saúde gerenciadas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura de Araguaína.

“Garantir capacitação continuada às equipes faz parte dos pilares da gestão ISAC. Com isso, conseguimos promover a melhoria contínua da nossa assistência, sempre com foco na segurança do paciente e humanização dos acolhimentos”, explicou Elena Medrado, diretora técnica do HMA.

Maior integração entre as equipes assistenciais

De acordo com o médico do HMA, Flávio Salvador, a realização desse tipo de iniciativa é fundamental para aumentar a interação entre as equipes assistenciais que atuam no HMA e no PAI.

“O intuito é atualizar as equipes em relação às técnicas de suporte básico e trazer uma maior integração das equipes assistenciais. Iremos promover novas capacitações com o objetivo de gerar uma padronização maior dos acolhimentos nos nossos serviços”, afirmou.

Referência assistencial infantil

O HMA e o PAI são unidades de referência em assistência à saúde na infância. O PAI, por exemplo, é a única unidade de urgência e emergência pediátrica do Tocantins a oferecer atendimento especializado para crianças de Araguaína e região. Ele funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
O PAI possui três consultórios médicos para atendimento, uma ala de medicação e nebulização, uma sala para realização de pequenos procedimentos, uma farmácia, sala de raios X e salas amarela, vermelha e de isolamento.

Já o HMA é referência no atendimento pediátrico de alta complexidade no Tocantins. A unidade oferta os serviços de UTI – Unidade de Terapia Intensiva pediátrica, internação pediátrica, cirurgias pediátricas eletivas e de urgência e emergência.

O Hospital dispõe de 61 leitos, distribuídos entre enfermaria, estabilização e UTI. Também oferece exames de análises clínicas, radiografia, ultrassonografia, eletroencefalograma, eletrocardiograma e ecocardiograma. Além disso, externamente, são realizados os exames de ressonância nuclear magnética e tomografia computadorizada.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.