Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Muito comum em bebês e crianças até os cinco anos de idade, a gastroenterite é caracterizada por episódios de vômitos frequentes, diarreia e cólicas abdominais. (Foto: Freepik)

Casos de gastroenterite podem aumentar durante a temporada de estiagem, em Araguaína

Getting your Trinity Audio player ready...

Muito comum em bebês e crianças menores de cinco anos, a gastroenterite é caracterizada por episódios de vômitos frequentes, diarreia e cólicas abdominais, com aumento no número de casos a partir de agosto

Além das temperaturas elevadas, a chegada do mês de agosto é marcada pelo aumento no número de casos de gastroenterite, uma inflamação do estômago e intestinos, geralmente causada por vírus, bactérias ou parasitas, sendo muito comum em bebês e crianças menores de cinco anos.

“Normalmente, a gastroenterite tem fácil resolução e pode ser tratada em casa”, explica a Dra. Gabriela Garcia de Moura, médica pediatra do PAI – Pronto Atendimento Infantil de Araguaína. “Entretanto, quando os sintomas envolvem vômito frequente e diarreia, a perda de líquido é grande e gera desidratação, o que é preocupante e exige maiores cuidados”, acrescenta.

Outros sintomas da gastroenterite incluem cólicas abdominais, febre alta, mal-estar, boca seca, cansaço, letargia e até mesmo convulsões.

Portanto, a atenção precisa ser redobrada com bebês e crianças menores de cinco anos, já que o aparecimento desses sinais pode acontecer de forma muito rápida, evoluindo para complicações sérias, como a desidratação severa. 

“A desidratação severa traz um risco significativo em bebês e crianças pequenas, pois perdem muito líquido e eletrólitos, como sódio e potássio, o que pode levar a outros problemas de saúde. Em casos mais graves, pode levar à falência dos rins, convulsões e à morte”, alerta a pediatra.

Meu filho está com os sintomas, o que devo fazer?

O primeiro passo é observar a evolução do quadro da criança. Para isso, é preciso mantê-la hidratada com água filtrada, soro de reidratação oral e, se possível, água de coco, sempre verificando se há uma diminuição dos sintomas e melhora da saúde.

Em caso de dúvida ou dificuldade para lidar com o caso, a recomendação é ir à UBS – Unidade Básica de Saúde mais próxima para evitar o agravamento. 

E em casos de piora repentina, os pais ou responsáveis precisam levar o bebê ou a criança imediatamente ao PAI, unidade sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, para que os procedimentos adequados sejam realizados pelos profissionais da saúde.

A unidade de saúde funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e está localizada na Rua das Tulipas, s/n, no Bairro Jardim das Flores.

Fatores de risco e prevenção

A prevenção de comportamentos de risco, identificação rápida dos sintomas e a busca por atendimento médico especializado são essenciais para a recuperação do infante com gastroenterite.

Entre os principais fatores de risco para a transmissão estão o consumo de água ou alimentos contaminados e o contato com objetos, superfícies ou pessoas infectadas.

“A prevenção da gastroenterite infantil envolve práticas de higiene, como lavar as mãos frequentemente, principalmente antes das refeições e após usar o banheiro, higienizar os alimentos antes do consumo, evitar contato com pessoas doentes e vacinar as crianças contra o rotavírus, um dos principais causadores da gastroenterite”, orienta a Dra. Gabriela.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.