Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Fevereiro roxo/laranja: Unidades ISAC aderem ao Movimento pela Vida

Getting your Trinity Audio player ready...

Ações educativas trazem como tema o cuidado com o lúpus, a fibromialgia, Alzheimer e leucemia

No mês de fevereiro a cor roxa representa a luta para sensibilização sobre o cuidado de três doenças: o lúpus, a fibromialgia e o Alzheimer. Com sintomas e tratamento distintos, todos esses agravos têm em comum o fato de serem patologias com cura ainda desconhecida.

Esse fato comum é um dos problemas que impedem o diagnóstico precoce para essas doenças. Assim, por esse motivo, as unidades do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania de todo o país promoverão durante o mês de fevereiro ações educativas para reforçar a importância de um diagnóstico correto para que o tratamento seja feito de forma eficaz e segura. Assim, proporcionando maior bem-estar e qualidade de vida aos portadores do agravo.

Lúpus

É a doença autoimune que mais atinge os brasileiros. As causas que desencadeiam o lúpus ainda são pouco conhecidas. A pessoa com lúpus produz anticorpos que atacam estruturas sadias do próprio corpo.

Sintomas

O lúpus pode desencadear uma série de sintomas, desde lesões na pele e queda de cabelo até problemas neurológicos e cardiovasculares. Dores na articulação são o sinal mais comum da doença e acometem cerca de 95% dos portadores. Fadiga constante e com causa desconhecida, perda involuntária de peso e febre baixa frequente também são sintomas comuns.

Diagnóstico

A detecção do lúpus é realizada por meio de análise clínica do médico associada com exames laboratoriais que identificam a dosagem de anticorpos no sangue. Tratamento O tratamento é feito normalmente com o uso de medicamentos anti-inflamatórios e corticoides. No entanto, nos episódios mais graves, a indicação de drogas imunossupressoras pesadas é o mais recomendado. O portador de lúpus também necessita fazer acompanhamento contínuo com uma equipe de saúde multidisciplinar para minimizar os efeitos e evitar o agravamento da doença.

Fibromialgia

A fibromialgia é marcada pelo aparecimento de dores crônicas e generalizadas por todo o corpo. Tem maior prevalência em mulheres na faixa etária de 30 a 50 anos. Pessoas com histórico de traumas psicológicos e expostas a situações de grande estresse estão mais vulneráveis à patologia.

Sintomas

Além das fortes dores por todo o corpo, os portadores da fibromialgia também sentem fadiga, falta de memória repentina e dificuldade de concentração. A doença ainda afeta a qualidade do sono.

Diagnóstico

O diagnóstico da fibromialgia é feito por uma avaliação do médico reumatologista a partir de relatos e sintomas apresentados pelo paciente. Alguns testes clínicos também são aplicados pelo especialista para auxiliar na maior precisão do diagnóstico. Tratamento A fibromialgia é incurável, mas os sintomas podem ser controlados com o tratamento especializado. Isso inclui o uso de medicamentos associado com terapias cognitivas e psicoterapêuticas, além da prática de atividades físicas leves. Acupuntura e meditação também são indicadas para o tratamento da doença.

Mal de Alzheimer

Com maior incidência em pacientes acima de 65 anos, o Mal de Alzheimer tem esse nome em homenagem ao médico alemão Alois Alzheimer, primeiro estudioso a sistematizar os sintomas e outros detalhes da doença.

Sintomas

Os sinais do Alzheimer, de forma geral, surgem de maneira gradual, apresentando agravamento e diferentes quadros clínicos em cada estágio da doença. Na etapa inicial, é comum a perda de memória, sobretudo de fatos que acabaram de acontecer, desinteresse por atividades que geravam prazer, mudança repentina de humor, variação brusca da personalidade e perda das habilidades visuais e espaciais.

Diagnóstico

Mesmo com a ausência de um exame definitivo para detecção do Alzheimer, médicos especializados no acompanhamento desses pacientes conseguem realizar o diagnóstico com testes psicológicos e avaliação do portador. O nível de acerto do diagnóstico é de até 90%. Tratamento Apesar de ser uma doença incurável, o acompanhamento médico e multidisciplinar associado com o uso de medicamento aumenta a sobrevida do portador de Alzheimer, ameniza os sinais e retarda o surgimento de novos sintomas da doença.

Fevereiro Laranja

De acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, cerca de 10 mil brasileiros são diagnosticados todos os anos com a leucemia. No mês de fevereiro, a cor laranja representa a luta contra a leucemia e nos lembra que o diagnóstico precoce salva vidas.

A mobilização visa ainda disseminar é que a doação da medula óssea salva. O procedimento simples, com cadastro realizado em bancos de doadores de hemocentros de todo o país, tem o potencial de viabilizar o transplante da medula que significa a cura do paciente, em grande parte dos casos.

Leucemia

A leucemia é um tipo de câncer que acomete os tecidos sanguíneos, acumulando células doentes na medula óssea. Hoje, esse tipo de câncer é o 9º mais comum entre os homens e o 11º entre as mulheres. Pessoas com histórico de tratamento de cânceres com quimioterapia ou outro tipo de terapia de radiação, indivíduos com exposição a produtos químicos como benzeno, fumantes e com histórico oncológico familiar estão mais vulneráveis ao desenvolvimento da doença.

Sintomas

De forma geral, os pacientes com leucemia apresentam febre ou calafrios constantes, infecções, fraqueza, perda de peso involuntária, hemorragias nasais, dor nos ossos e transpiração excessiva no período noturno. Diagnóstico O hemograma é o principal exame para identificação da leucemia. A realização do procedimento laboratorial é importante, uma vez que os sintomas da doença podem ser confundidos com uma gripe ou outra patologia mais leve.

Tratamento

O tratamento da leucemia é definido pelo médico de acordo com o perfil clínico de cada paciente. O processo terapêutico pode envolver desde a quimioterapia até o transplante da medula óssea.

Movimento pela Vida

O Movimento pela Vida é um programa criado pela WeDo, empresa que presta apoio técnico ao ISAC, para disseminar conteúdos e engajar pessoas na prevenção em saúde. São produzidos e disseminados materiais junto à população por meios de comunicação, com o intuito de sensibilizar sobre os cuidados com saúde.

A cada mês, um novo tema é abordado por meio do programa nas unidades. As edições anteriores já trataram da prevenção do suicídio, do câncer de mama e do câncer de próstata, do combate ao HIV/Aids e da importância da saúde mental.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.