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No primeiro ano de gestão ISAC, HEDA realizou 96.426 atendimentos, 18.166 internações e 6.454 cirurgias. (Foto: HEDA)

Sob gestão do ISAC, HEDA realiza mais de 90 mil atendimentos, 18.166 internações e 6.454 cirurgias em um ano

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No primeiro ano à frente do HEDA, o ISAC obteve 94,08% de aprovação dos usuários e números expressivos em atendimentos, cirurgias, internações, partos e exames para a população piauiense

Compromisso. Esta é a palavra que define o primeiro ano de gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, marcando uma fase totalmente nova para o HEDA – Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba. No período de 1º de julho de 2023 a 30 de junho deste ano, foram realizados 96.426 atendimentos.

“Estamos muito felizes com os resultados”, destaca Wal França, diretora-geral do HEDA. “Nossa meta é continuar aprimorando nossos serviços e investindo em tecnologia e qualificação profissional, assim poderemos atender cada vez melhor à população que confia no nosso trabalho”, acrescenta.

O hospital também contabilizou 5.765 procedimentos cirúrgicos, que abrangem os ortopédicos e os de urgência e emergência, e 689 cirurgias eletivas, como são chamadas as cirurgias agendadas, que visam o bem-estar do paciente, totalizando 6.454 cirurgias realizadas com eficiência e segurança.

HEDA recebeu visita das relíquias de Santa Terezinha do Menino Jesus vindas da França, em abril. (Foto: HEDA)
HEDA recebeu visita das relíquias de Santa Terezinha do Menino Jesus vindas da França, em abril. (Foto: HEDA)

Já o número de internações durante o primeiro ano da instituição à frente do hospital, que atende a população da Planície Litorânea e Cocais piauienses, além de pacientes do Ceará e Maranhão, foi de 18.166.

Ainda, o HEDA totalizou 384.488 exames laboratoriais e de imagem, este último com destaque para os exames de raio-x, tomografia, ultrassonografia, ecocardiograma, ressonância e angioressonância.

“Este primeiro ano foi de muitos desafios e conquistas significativas para toda a equipe do HEDA. Estamos comprometidos em oferecer um atendimento de qualidade, com foco na humanização e no bem-estar dos nossos pacientes”, afirma o Dr. Carlos Teixeira, médico e diretor técnico do hospital.

E finalmente, de acordo com o SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário, que é autônomo e destinado a receber reclamações, denúncias, sugestões e elogios, o HEDA obteve o impressionante índice de 94,08% de satisfação no primeiro ano, refletindo a qualidade dos serviços prestados, atendimento humanizado e eficiência da gestão ISAC.

Maternidade acolheu mais de 3 mil bebês

Dos atendimentos do HEDA durante o período, a maternidade realizou 9.352, acolhendo desde a primeira consulta, assegurando todos os cuidados especiais, até o nascimento, cujo total foi de 3.319 partos.

Novo Centro Obstétrico do hospital. (Foto: HEDA)
Novo Centro Obstétrico do hospital. (Foto: HEDA)

Desse número, o CPN – Centro de Parto Normal, que integra a Rede Cegonha do Ministério da Saúde, conseguiu realizar 243 partos humanizados, que é quando ocorre sem interferência médica e com assistência emocional e psicológica para as gestantes até o nascimento dos bebês.

Todos esses resultados refletem o compromisso contínuo do HEDA, agora sob a gestão do Jeito ISAC de ser, cuidar e trabalhar, proporcionando cuidados em saúde de forma acessível, humanizada e de alta qualidade à população.

Melhorias e realizações

Ao longo do primeiro ano de gestão, o Instituto também realizou uma série de melhorias em qualidade e infraestrutura, além de realizações e conquistas que passaram, inclusive, a integrar o calendário do município.

Dentre as melhorias de qualidade instituídas no período, destaque para: implantação de política de qualidade, de Adorno Zero, gestão de indicadores, mapeamento de processos e Norma Zero, fluxo de dispensação e devolução de medicamentos, revisão de engenharia clínica e controle de infecções e ativação das comissões obrigatórias.

O Anexo 2 - Hospital Nossa Senhora de Fátima foi revitalizado. (Foto: HEDA)
O Anexo 2 – Hospital Nossa Senhora de Fátima foi revitalizado. (Foto: HEDA)

Já entre as melhorias em infraestrutura, destaque para: ampliação do número de salas cirúrgicas e capacidade de leitos, revitalização das fachadas, recepções e espaços internos do HEDA e Anexos, renovação do Centro Obstétrico do HEDA, agora com área para acolhimento às gestantes e de Classificação de Risco, renovação da iluminação, parque tecnológico e aquisição de equipamentos e instrumentos e construção de duas caixas d’água para o abastecimento ininterrupto às dependências do hospital.

E além de atividades como a Feira do Servidor Empreendedor (incentivo ao pequeno negócio), Meu Setor Salva Vidas (doação de sangue) e Circuito Saúde HEDA (evento esportivo). Também merecem destaque as seguintes realizações: ampliação do número de salas cirúrgicas, zeramento das filas de espera do Programa Saúde em Dia, aumento de 45% nos atendimentos em Fisioterapia nos três primeiros meses, redução de 76% na taxa de infecções hospitalares, de julho a dezembro de 2023, aumento de 150% no número de doações de córneas, no primeiro semestre de 2024, e a classificação do HEDA como Hospital de Alta Conformidade pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

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