De uma só vez, ISAC conquista quatro certificações GPTW, em Maceió
Hospital e UPAs de Maceió sob gestão do ISAC são reconhecidas como lugares excelentes para trabalhar, segundo os próprios colaboradores, em pesquisa realizada pela Great Place To Work
Se um é pouco, dois é bom e três é demais, quatro é o quê? É com muito orgulho que o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania anuncia a conquista de quatro selos de certificação da consultoria global GPTW – Great Place To Work, também conhecida no Brasil como Melhores Empresas Para Trabalhar.
Em julho, o Jeito ISAC de ser, cuidar e trabalhar pavimentou essas conquistas, de uma só vez, para o HC – Hospital da Cidade de Maceió e as UPAs – Unidades de Pronto Atendimento Benedito Bentes, Santa Lúcia e Trapiche da Barra. Um feito para comemorar.
“A conquista simultânea de quatro selos de certificação da GPTW representa um marco significativo tanto para o ISAC quanto para a saúde pública de Maceió”, exalta Meire Fonseca, superintendente do ISAC. “Essa realização demonstra o quanto a instituição está comprometida com a excelência na gestão de pessoas e criação de um ambiente de trabalho positivo e motivador. E, para os maceioenses, que as unidades geridas pelo ISAC são espaços onde os profissionais se sentem valorizados e motivados, o que reflete na qualidade do atendimento. A todos que fizeram parte dessas conquistas o nosso mais profundo agradecimento e reconhecimento”, destaca.
Entre os fatores que explicam esse grande resultado, ainda segundo a superintendente, estão a transparência e comunicação eficaz por parte dos gestores, somadas ao desenvolvimento profissional dos colaboradores e sua participação ativa nas decisões institucionais.
“União é a principal característica das unidades de saúde sob gestão do ISAC, em Maceió, pois estão sempre ajudando uma à outra em diversas demandas. Juntas, as quatro unidades somam, aproximadamente, 1.300 colaboradores. E saber que em cada uma delas a maioria expressiva se sente feliz e realizada em trabalhar conosco é de uma satisfação imensa”, celebra Kamyla Bastos, gerente de Operações Nordeste do ISAC.
No total, 95% e 94% dos colaboradores da UPA Santa Lúcia e do Hospital da Cidade, respectivamente, afirmaram que as unidades são ótimos lugares para trabalhar, de acordo com o resultado da pesquisa da GPTW. O desempenho é acompanhado pela UPA Trapiche da Barra, com 88% de aprovação dos colaboradores, e, com 84%, a UPA Benedito Bentes.
Cuidando de pessoas
A conquista da gestão ISAC representa um importante marco para a saúde pública da capital alagoana, uma vez que o ambiente de trabalho e o clima organizacional dos quatro aparelhos foram avaliados considerando pilares fundamentais para os colaboradores, como credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem, para que todos possam desenvolver seu potencial. E muito trabalho foi feito para alcançar o nível exigido pela GPTW.
“Foram vários questionários, com questões relacionadas a sede, o trabalho em rede, práticas internas, cultura organizacional, meritocracia e reconhecimento, liderança, diversidade e inclusão, dentre outros assuntos”, explica Lucas Dourado, CEO da Genesis Gente e Gestão. “Após preenchermos centenas de questões em cada unidade, mobilizamos os gestores para engajar suas equipes a responder com sinceridade a pesquisa, que é anônima e voluntária. E tivemos êxito no resultado”, acrescenta.
Cerca de 800 colaboradores das unidades de Maceió geridas pelo Instituto participaram da avaliação, cujo resultado positivo é o reconhecimento de boas práticas institucionais. “Representa um clima positivo, com aprovação e engajamento dos nossos profissionais, e significa que estamos no caminho certo, cuidando de pessoas. Afinal, é a partir do trabalho delas que alcançamos esse sucesso para as unidades e a instituição”, pondera Daíse Lopes, psicóloga e gerente de Recursos Humanos da Genesis Gente e Gestão.
Futuro promissor
O ISAC está à frente do primeiro hospital público municipal da história de Maceió, que tem sido muito elogiado desde o início das atividades, em novembro do ano anterior. E essa validação veio para coroar o que a população maceioense já sabe.
“Nosso colaborador é nosso maior patrimônio”, enfatiza o Dr. Rogério Bernardo, médico e diretor técnico do Hospital da Cidade de Maceió. “Esta é a primeira certificação alcançada pelo Hospital da Cidade, e recebemos a notícia com extrema alegria. É a contemplação de um trabalho de gestão que implantamos desde o início, que é a gestão participativa. Prezamos pela qualidade de serviço, pela progressão técnica e intelectual, e pela participação de todo o nosso elenco de colaboradores nas decisões. Porque escutar os colaboradores é a ação mais importante para alcançar melhorias e resultados”, comemora.
Com apenas quatro meses de funcionamento, a UPA Santa Lúcia também compartilha do sentimento de conseguir a primeira certificação e com alto índice de aprovação.
“O processo pode até ser doloroso, mas, quando bem vivido, o resultado final é positivo”, afirma Walma Marinho, diretora-geral da UPA Santa Lúcia. “Trabalhar com transparência, de forma participativa, faz com que todos se tornem parte do processo, onde o objetivo é a satisfação do cidadão que procura nossos serviços. E mais do que um selo, é um símbolo de como os colaboradores se sentem em fazer parte dessa história”, pontua.
Veteranas em certificações
As UPAs Trapiche da Barra e Benedito Bentes estão entre as unidades mais longevas gerenciadas pelo ISAC, oferecendo um atendimento humanizado e de qualidade, e acumulando conquistas que ajudaram o Instituto a se tornar o que é hoje.
“A conquista do selo GPTW é muito significativa. É o testemunho de um trabalho árduo, dedicação e espírito de equipe, e reflete o cotidiano do nosso ambiente de trabalho. Nosso Jeito ISAC está no DNA dos nossos colaboradores, no cuidado e na qualidade do serviço ofertado para os usuários e acompanhantes. É com gratidão e alegria que recebemos essa conquista, e a sensação de que estamos no caminho certo”, avalia Narita Brito, diretora-geral da UPA Trapiche da Barra.
Ambas as unidades já foram contempladas com o selo GPTW, em 2018, e também compartilham as certificações de Nível 2 – Acreditado Pleno pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), Nível Diamond pela Qmentum International, entre outros reconhecimentos.
“A perseverança sempre alcança”, ressalta Douglas Teixeira, diretor-geral da UPA Benedito Bentes. “Acredito que esta é a validação de um ambiente saudável, positivo e transparente nos compromissos, pois uma gestão consolidada só tem eficácia com uma equipe efetivada. Portanto, agradeço a cada colaborador que atribui sua atividade a fazer parte da vida de quem mais precisa”, finaliza.
O impacto da GPTW
Criada na década de 1980, a GPTW é referência internacional em cultura organizacional e é reconhecida por sua metodologia Trust Index, que envolve uma pesquisa anônima e sigilosa, avaliando diversos aspectos e levando em consideração a opinião de quem importa: os colaboradores.
No Brasil, desde 1997, centenas de empresas já foram certificadas como excelentes lugares para trabalhar, de acordo com os próprios colaboradores. E agora é a vez das unidades de saúde de Maceió, sob gestão do ISAC, fazerem parte desse elenco.
Finalmente, o selo da GPTW é uma conquista, pois, para garantir sua credibilidade e confiabilidade, todas as organizações participantes devem atingir uma determinada pontuação em um rigoroso critério de avaliação. Ou seja, a compra deste selo é proibida.