Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

HECC adota protocolo de saúde bucal na UTI Covid-19

Getting your Trinity Audio player ready...

Padronização da higiene em pacientes ajuda a prevenir novas infecções

A nossa boca pode ser a porta de entrada para micro-organismos causadores de graves doenças, como a pneumonia aspirativa. A higienização correta é fundamental para evitar esses problemas. Na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Estadual de Combate ao Covid-19 (HECC), este é um constante ponto de atenção da equipe. Tanto é que a unidade acaba de implantar um protocolo de saúde bucal com o objetivo de padronizar os procedimentos e rotinas, ampliar a qualidade do atendimento aos pacientes e, consequentemente, reduzir o período de internação.

Baseado em recomendações do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Odontologia, o protocolo foi criado pela coordenação de Odontologia do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania após discussões com a área de Enfermagem. E, agora, a equipe está sendo treinada pela odontóloga Fernanda Villibor para adotar esses procedimentos no atendimento ao paciente com Covid-19 na Unidade de Terapia Intensiva.

Segundo ela, a presença do dentista na UTI vai muito além de manter a cavidade oral livre de alguns micro-organismos. “O dentista tem a intenção de identificar focos infecciosos e removê-los, observar se existe sangramento de origem bucal e realizar alguns procedimentos curativos para que o paciente possa ter uma melhora naquele momento. Em relação à higiene bucal, o cirurgião dentista é quem a prescreve e o responsável para fazê-la à beira leito é o técnico de Enfermagem”, explica Fernanda.

Cuidados em casa

A higiene bucal também deve ser uma preocupação de quem está bem de saúde. Os dentistas recomendam a escovação após cada refeição, especialmente à noite. No entanto, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade da população brasileira não usa escova de dente, pasta de dente e fio dental, bem como não vai ao dentista anualmente.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.