Getting your Trinity Audio player ready...
|
Unidade atua com foco no atendimento humanizado, seguro e de qualidade
Mais de mil vidas salvas em um ano de atendimento. Este é o saldo do HECC – Hospital Estadual de Combate à Covid-19 em um ano de funcionamento. Inaugurada exclusivamente para tratamento de casos de covid-19, a unidade é custeada pelo Governo do Estado e gerenciada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.
Entre as milhares de vidas salvas, a história de Amanda Rodrigues, 35 anos, ganhou um capítulo especial. Após passar nove dias internada, ela chegou a pensar que perderia a oportunidade de ver a filha crescer e que ficaria sem realizar o sonho de um dia se casar. No dia da alta, no entanto, ela foi surpreendida pelo noivo com um pedido de casamento.
“Aquele dia vai ficar marcado na minha história e de toda a minha família. O cuidado e carinho que eu recebi no hospital desde o primeiro dia foram essenciais para minha recuperação e para que eu conseguisse continuar conquistando meus sonhos. Serei eternamente grata”, disse.
Melhorias
Preparado para atender 70 pacientes, dos quais 60 em leitos clínicos e dez em UTI – Unidade de Terapia Intensiva, o Hospital Estadual de Combate à Covid-19 está em funcionamento desde agosto de 2020. Todo o processo de implantação foi conduzido pelo ISAC, por meio de gestão compartilhada com o Governo do Estado.
Durante este primeiro ano de funcionamento, todos os colaboradores atuam com base na Trilha Vital de Governança Assistencial. Eles recebem capacitação contínua para melhoria dos processos, fluxos e rotinas com base na segurança do paciente e do profissional.
“Temos o compromisso e cuidado diários para garantir a segurança de todos, colaboradores e usuários. Todos os profissionais passam por integração na admissão e recebem treinamentos semanais de paramentação, desparamentação, higienização das mãos, dentre outros. Eles são acompanhados diariamente pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e pela área de Segurança do Trabalho”, afirma Cynthia Rosa, diretora do HECC.
A unidade registrou 1.559 atendimentos do início dos atendimentos até agosto. Desse total, 1.121 foram altas médicas e 149 óbitos.
Gestão ISAC
Atualmente, o ISAC gerencia 109 leitos públicos de UTI Covid-19 no Tocantins, a maioria deles regulados pelo Governo do Estado. Outros são custeados pela Prefeitura Municipal de Araguaína.
São 10 leitos no HECC, 10 no Hospital Municipal de Campanha de Araguaína, 6 no Hospital Municipal de Araguaína, 30 na UTI Covid-19 do HGP – Hospital Geral de Palmas, 17 na UTI Covid-19 do HRA – Hospital Regional de Araguaína e 36 na UTI Covid-19 do HRG – Hospital Regional de Gurupi.
Cléber Henrique da Silva, diretor técnico do HECC, comenta sobre como tem sido o desafio do enfrentamento à covid-19. “O novo coronavírus continua sendo hoje o maior desafio atual da saúde pública. O enfrentamento dele depende da nossa atuação nas unidades de saúde, de ações governamentais e do respeito às medidas preventivas pela população”.
“Em pouco mais de um ano de combate à covid-19, mesmo diante de desafios como o aumento do número de casos da doença e as dificuldades para aquisição de insumo e contratação de pessoal que vivenciamos no mundo, os resultados das nossas unidades mostram que é possível fazer assistência à saúde pública com excelência e humanização”, conclui.