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HEDA atende usuários do SUS de Parnaíba e 33 municípios da planície litorânea e cocais piauienses

Sob gestão do ISAC, HEDA realiza mais de 10 mil atendimentos em um mês

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Hospital mantido pelo Governo do Piauí já recebeu reforma estrutural, modernização do parque tecnológico, aquisição de novos equipamentos, com previsão de novos investimentos em breve

Um acidente de moto fez com que Wagner Rodrigues, 46 anos, fosse encaminhado ao HEDA – Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, no Piauí. À espera do procedimento cirúrgico, ele se diz satisfeito com o atendimento: “Só tenho a agradecer, está tudo muito bom”, ressalta.

Daniel Vaz, 34 anos, também foi levado até a unidade de saúde após sofrer trauma no rosto. Em tratamento, se mostrou surpreso com a melhora assistencial do hospital. “Estou sendo muito bem atendido pelo pessoal aqui, por toda a equipe médica, todos muito atenciosos e preocupados”, observa.

Há pouco mais de um mês, o HEDA passou a ser gerido pelo ISAC- Instituto Saúde e Cidadania, organização social (OS) voltada ao gerenciamento hospitalar. Desde que assumiu a unidade estadual de saúde, a OS investiu em diversas melhorias assistenciais e estruturais.

Os resultados, por sua vez, já começaram a aparecer. De 1º a 31 de julho, o ISAC superou em 25% a média de atendimentos realizados mensalmente. Ao todo, foram mais de 10.000 acolhimentos, frente aos 8.000 cadastrados na gestão anterior.

“Estamos em processo de implementação e padronização de novos fluxos e sistemas”, explica Marcelo Veloso, diretor-geral do HEDA. “Além disso, estamos treinando as equipes, reativando comissões e elaborando o procedimento operacional padrão para cada uma delas”, acrescenta.

O diretor-geral também destaca a reforma realizada no hospital, como fachada, recepção, salas, consultórios e laboratórios, assim como a modernização do parque tecnológico e a aquisição de novos equipamentos para a realização de procedimentos cirúrgicos e exames. Os investimentos são custeados pelo tesouro estadual e pelo Orçamento Geral da União, com a administração do ISAC.

Referência em atendimento humanizado e de excelência, o HEDA vive uma nova fase para os usuários do SUS – Sistema Único de Saúde de 34 municípios da planície litorânea e cocais piauienses, atendendo também a população dos estados do Ceará e Maranhão.

HEDA

O HEDA – Hospital Estadual Dirceu Arcoverde oferece assistência médica 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive feriados. Atende os casos de média e alta complexidade de urgência e emergência em seus três prontos-socorros: adulto, pediátrico e obstétrico.

Além disso, possui 278 leitos de internação e observação, bem como oferece mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas, como anestesiologia, cardiologia, obstetrícia, neurocirurgia, cirurgia geral, cirurgia ortopédica, otorrinolaringologia, cirurgia pediátrica, entre outros. Também realiza cirurgias de urgência, emergência e eletivas, exames, laboratoriais e de imagem.

Em 2022, o HEDA foi selecionado para participar do sexto ciclo do Projeto Lean nas Emergências, que visa a redução das superlotações hospitalares, e ficou entre os cinco hospitais do Brasil com o melhor desempenho: redução de 60% no tempo de passagem do paciente no Pronto Socorro e redução de 50% no tempo de permanência do paciente internado, medidas que geraram redução de 47% no indicador de superlotação. A metodologia lean também é base do sistema de gestão do ISAC, que já está implementando novas melhorias de processos e fluxos para garantir mais resolutividade e segurança.

ISAC

Além do HEDA, o ISAC também gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais, sendo um deles o 22º melhor hospital público do Brasil.

A organização é a primeira OS do Norte e Nordeste a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamond da Qmentum International.

A certificação é um modelo de avaliação de serviços de saúde, aplicado em mais de 40 países, que assegura às organizações atenderem a requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais.

Esse padrão de organização e gestão está sendo implementado também no HEDA, garantindo uma assistência mais segura, de qualidade e eficiente.

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