Getting your Trinity Audio player ready...
|
Líderes de setores do HEDA participaram de reunião para melhorar a comunicação e o atendimento da Ouvidoria, agora reativada; conheça os canais de atendimento
O Governo do Estado do Piauí, por meio da Sesapi – Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, deu um passo significativo para o aprimoramento da comunicação e gestão dos serviços de saúde do HEDA – Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.
Cláudia Graciano, ouvidora-geral do SUS – Sistema Único de Saúde, e Dihna Miranda, ouvidora Setorial e coordenadora da Rede de Ouvidorias da Sesapi, conduziram uma apresentação com os líderes de vários setores para a implantação da Ouvidoria do hospital, que está sendo reativada.
“O papel de ouvir é extremamente importante dentro das instituições públicas e a Ouvidoria é a voz do cidadão dentro do espaço público. É ali que o usuário encontrará um canal para expressar suas preocupações, receber feedback e se sentir verdadeiramente ouvido,” explicou Dihna.
Durante a reunião, foram apresentadas as ferramentas e os conhecimentos necessários para otimizar o processo de recebimento e resolução das manifestações dos usuários.
Além disso, desempenha um papel crucial ao promover a transparência e eficácia nas relações entre os usuários do SUS, servidores e gestores. “A Ouvidoria é de fundamental importância, pois ajuda a identificar as áreas que necessitam de melhorias, assim como contribui para a construção de uma gestão mais transparente e atenciosa às necessidades da população”, ressalta Wal França, diretora-geral do HEDA.
O que faz a Ouvidoria
A Ouvidoria é um canal fundamental para a melhoria contínua dos serviços de saúde oferecidos à população, responsável por receber e tratar as manifestações dos cidadãos, o que inclui elogios, reclamações, denúncias, solicitações de informações e sugestões, permitindo que os usuários expressem suas opiniões e experiências.
Com estas iniciativas, a Sesapi e o HEDA reafirmam seu compromisso em ouvir a população e promover melhorias contínuas nos serviços de saúde, garantindo uma gestão mais transparente e eficiente.
Canais de atendimento
Para facilitar a comunicação com a população, o HEDA oferece os seguintes canais de atendimento:
- Atendimento presencial: de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h;
- Telefone: (86) 3323-7188, ramal 206;
- WhatsApp: (86) 98128-7885;
- E-mail: ouvidoriaheda@saude.pi.gov.br;
- Plataforma Integrada de Ouvidoria: OuvidorSUS.
Em breve, um QR code será disponibilizado para facilitar o acesso aos serviços da Ouvidoria.